Conheça cinco tradições natalinas brasileiras
Menu & Busca
Conheça cinco tradições natalinas brasileiras

Conheça cinco tradições natalinas brasileiras

Home > Entretenimento > Cultura > Conheça cinco tradições natalinas brasileiras

O Natal é um feriado que marca o nascimento de Jesus Cristo. Apesar das comemorações serem restritas a um grupo religioso, a data movimenta toda uma cultura e economia ao redor do mundo. Aqui, no Brasil, não poderia ser diferente, visto que é um país majoritariamente cristão.

As tradições natalinas começam bem antes do dia 25 de dezembro. Ainda no início do mês, já é possível observar símbolos que representem a comemoração. Confira cinco práticas brasileiras para comemorar o Natal.

tradições natalinas
Conheça cinco tradições natalinas brasileiras. | Foto: Reprodução.

5 tradições natalinas brasileiras

1 – Ceia de Natal

Geralmente na noite do dia 24 de dezembro, as famílias brasileiras se reúnem ao redor de uma mesa farta para comer pratos típicos, como o polêmico arroz com passas, peru assado e rabanada. Algumas até brigam para saber se podem comer antes da meia-noite do dia 25.

2 – Almoço pós-ceia

Como comer em uma única noite não foi suficiente, ainda tem aquelas famílias que se reúnem para o almoço no dia 25 de dezembro. Os pratos? O que sobrou da noite anterior, claro! Nada de desperdício por aqui!

3 – Papai Noel que não vem pela chaminé

O Brasil não é um país frio o suficiente para que as casas tenham chaminés. Isso fica restrito a algumas regiões do país. Mesmo nesses lugares, a data é no verão, época mais quente do ano. Por isso, em território brasileiro, o bom velhinho é sempre um pai, tio ou avô que se dispõe a passar calor em uma roupa vermelha para entregar os presentes da criançada.

4 – Amigo secreto

Essa brincadeira é polêmica. Dias ou semanas antes, um grupo se reúne para sortear um nome no papel e presentar essa pessoa sorteada. Há quem goste da surpresa, mas tem os defensores do fim da brincadeira porque sempre dão o azar de receber algo que não gostam.

5 – Decoração de Natal

Árvores, presépios, guirlandas… todos eles ocupam espaços de casas, ruas, igrejas com luzes coloridas e que piscam. 

___________________________________
Por Heloísa Bergami Alves Dantas – Fala! Ufes

Tags mais acessadas