Conheça cinco séries que são baseadas em livros Conheça cinco séries que são baseadas em livros
Conheça cinco séries que são baseadas em livros

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Conheça cinco séries que são baseadas em livros

Há anos, a literatura é fonte de inspiração para outras produções artísticas e culturais. O cinema é uma das áreas conhecidas por ter nos livros musas inspiradoras – algumas das principais narrativas audiovisuais que caíram no gosto do público nos últimos anos, como as sagas Harry Potter e Crepúsculo, vieram da literatura. Além das telas grandes, muitas séries também se basearam em obras literárias.

Assim, conheça aqui cinco séries inspiradas em livros – antigos ou atuais.

Séries que são baseadas em livros

1. Game of Thrones

Game of Thrones
Game of Thrones. | Foto: Reprodução.

Antes da HBO levar Westeros às telas, as aventuras dos Starks, Targaryens e Lannisters já eram conhecidas pelos leitores da George R. R. Martin. A série estadunidense Game of Thrones, ganhadora de 58 Emmy Awards e uma das mais populares dos últimos anos, é baseada nos cinco livros da coleção A Song of Ice and Fire (As Crônicas de Gelo e Fogo, em português), escritos por Martin entre 1996 e 2011.

A série serviu como base para as oito temporadas da produção, que entrou para o Guinness World Records após bater o recorde de audiência com a maior transmissão simultânea ao redor do mundo durante o primeiro episódio da última temporada.

2. Outlander

séries
Outlander. | Foto: Reprodução.

A história de amor da inglesa Claire Randall e do escocês Jamie Fraser conquistou muitos após sua estreia televisiva em 2014, contudo poucos sabem que a série é baseada nos livros da americana Diana Gabaldon.

O primeiro livro, que dá nome às séries literária e audiovisual, foi lançado em 1991, desde então a autora escreveu mais sete volumes e, atualmente, trabalha no oitavo – Go Tell the Bees That I Am Gone, ainda sem tradução para o português.

Apesar de algumas mudanças, a série é considerada pelos fãs como uma boa adaptação, e a interpretação dos protagonistas Caitriona Balfe e Sam Heughan atraiu audiência para o programa e, também, novos leitores para Gabaldon.

3. The Handmaid’s Tale

The Handmaid’s Tale
The Handmaid’s Tale. | Foto: Reprodução.

Uma das distopias mais famosas da televisão atualmente, a série The Handmaid’s Tale, da Hulu, é baseada no livro homônimo, escrito em 1985 pela canadense Margaret Atwood.

A história de June Osborne para sobreviver no regime totalitário e fundamentalista de Gilead passou por algumas modificações durante a produção – dentre estas até o nome da protagonista, que não foi nomeada na obra de Atwood.

Enquanto a primeira temporada se mantém fiel à narrativa literária, as temporadas seguintes mostram o desenrolar da trama, oferecendo respostas aos telespectadores e leitores, visto que o livro termina com o final em aberto.

4. My Brilliant Friend

séries baseadas em livros
My Brilliant Friend. | Foto: Reprodução.

A série italiana e napolitana My Brilliant Friend (L’amica geniale, no original italiano) é baseada na tetralogia de Elena Ferrante, pseudônimo da autora italiana, que mantém até hoje sua identidade em segredo. Lançada em 2018 pela HBO e pelo canal italiano Rai 1, My Brilliant Friend dá vida às personagens Elena “Lenu” Grecco e Raffaella “Lila” Cerullo e ao bairro que vivem, na periferia de Nápoles.

A primeira temporada segue a narrativa do primeiro livro, que dá nome à série, e retrata a infância e os primeiros anos da adolescência das protagonistas. Já a segunda, My Brilliant Friend: The Story of a New Name, que estreou em março deste ano, é baseada no segundo volume de Ferrante e acompanha a adolescência e o início da vida adulta de Lenu e Lila.

5. His Dark Materials

melhores séries
His Dark Materials. | Foto: Reprodução.

A série de fantasia His Dark Materials narra as aventuras da órfã Lyra Belacqua, que vive em um mundo alternativo e paralelo ao nosso, onde as pessoas possuem companheiros chamados dæmon, seres com forma de animais que são manifestações das almas dos humanos.

Baseada na trilogia homônima (Fronteiras do Universo, em português), do autor inglês Philip Pullman, a primeira temporada acompanha os eventos do primeiro livro, A Bússola de Ouro, e a mais recente, lançada em novembro deste ano, tem como base A Faca Sutil, segundo volume da coleção.

His Dark Materials não é a primeira adaptação da obra de Pullman. Em 2007, o filme A Bússola de Ouro estreou nos cinemas, contudo, a recepção não foi positiva e as sequências nunca foram produzidas. Por sua vez, a série televisiva conquista cada vez mais fãs.

Por Caroline Névoa – Fala! PUC – Rio