Conheça cinco benefícios dos banhos gelados para a saúde
Menu & Busca
Conheça cinco benefícios dos banhos gelados para a saúde

Conheça cinco benefícios dos banhos gelados para a saúde

Home > Lifestyle > Saúde > Conheça cinco benefícios dos banhos gelados para a saúde

A simples ideia de tomar banhos gelados pode causar repulsa em muitas pessoas, acostumadas aos relaxantes e harmônicos banhos quentes, e isso acontece com razão. Banhos gelados definitivamente oferecem um grande desconforto para quem não está habituado a eles, principalmente em seus momentos iniciais e em climas frios. Entretanto, eles possuem diversos benefícios, tanto físicos quanto mentais. Assim, listarei, a seguir, 5 dos principais benefícios dos banhos frios.

banhos
Conheça cinco benefícios dos banhos gelados para a saúde. | Foto: Reprodução.

Benefícios dos banhos gelados para a saúde

Melhoram a autoestima e a determinação

Apesar de não serem uma solução milagrosa para a depressão, os banhos gelados podem contribuir para a melhora da autoestima. Isso ocorre devido ao desafio oferecido pelo ato: entrar em uma ducha de água fria requer força de vontade, e ao superar o desafio, sentimos a sensação de “dever cumprido”, juntamente a uma sensação de bem-estar prolongada, que melhora o humor. Além disso, sair constantemente da zona de conforto para tomar um banho gelado auxilia no fortalecimento da determinação.

Bons para o cabelo e para a pele

Ao tomar um banho frio, diferentemente do banho quente, ocorre o fechamento das cutículas dos fios capilares, evitando, portanto, a quebra e o ressecamento. Em relação à pele, a água fria preserva a oleosidade natural dela, de forma a manter seu brilho e aspecto saudável.

Aceleram o metabolismo

A exposição ao frio estimula a gordura marrom do corpo, que possui funções termogênicas, o que causa a queima de gordura para manter a temperatura corporal estável. Essa prática por si só, no entanto, não é o suficiente para a perda de peso significativa. Apesar disso, praticá-los em conjunto a uma dieta e exercícios físicos pode ser uma medida interessante, até porque o efeito energizante do banho gelado pode funcionar como um motivador para a realização de atividades físicas.

Fortalecem o sistema imunológico

Segundo um experimento feito pelo PLoS One, que envolveu mais de 3000 participantes, banhos gelados reduzem em 29% as ausências ao trabalho por gripes ou resfriados. A motivo de comparação, a realização de atividades físicas regulares teve como efeito uma redução de 35% dessas ausências, e ambas práticas em conjunto causaram uma redução de 54%.

Apesar disso, de acordo com os resultados da pesquisa, os banhos gelados não afetaram o número de dias nos quais os participantes relataram estarem se sentindo doentes. Os pesquisadores concluíram que os banhos frios, ainda que não possam evitar doenças por completo, são capazes de enfraquecer os sintomas de enfermidades, como a gripe e o resfriado, possibilitando que os afetados prossigam com as suas atividades cotidianas.

Auxiliam na recuperação muscular

De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Sports Science and Medicine, a imersão em água fria após a prática de exercícios físicos auxilia na recuperação muscular. Sua capacidade anti-inflamatória contribui para a redução de dores e aumenta a aptidão física do praticante para o próximo treino. Por isso, não é incomum que atletas de alta performance entrem em banheiras repletas de gelo.

Recomendações de banhos gelados

É importante ressaltar que, caso pretenda adotar essa prática como forma de tratamento de alguma doença, consulte-se com um especialista da área da saúde antes. Afinal, em certos casos, os banhos gelados podem acabar sendo prejudiciais, de forma que é essencial ter o parecer de um especialista previamente.

Para os iniciantes nessa prática, uma boa estratégia para se acostumar é ligar a água gelada apenas ao final dos banhos, pelo menos durante a primeira semana. É importante destacar também que o ideal a se fazer é adentrar na ducha de forma gradual para minimizar o choque térmico, assim como manter a respiração controlada, uma medida que reduz drasticamente o desconforto gerado pelo frio. 

_______________________________
Por Francisco Zerwes – Fala! Cásper

Tags mais acessadas