Neil Richard Gaiman, mais conhecido como Neil Gaiman, é um dos autores mais populares de sua geração. Seus livros, uma mistura de contos, prosas, romances, são mundialmente conhecidos, pela mistura entre fantasia, horror e comédia. Entres suas obras mais famosas estão Sandman, Deuses Americanos, entre outros.
Conheça, a seguir, as cinco melhores obras do autor, para aqueles que já são fãs de seus mundos e para os que ainda desejam adentrar, mas não sabem por onde começar.
As melhores obras de Neil Gaiman
Coraline

Também conhecido como Coraline e a Porta Secreta, o conto aborda a vida de uma jovem que, ao se mudar para uma nova casa com seus pais, descobre um mundo paralelo e quase idêntico ao seu, a diferença é que as versões que a garota conhece possuem olhos de botão.
Nesse novo ambiente, tudo é colorido e mais divertido, e sua família que a ignorava em sua vida real é calorosa e convidativa, mas logo Coraline descobre que o mundo repleto de coisas bonitas e atraentes é, na verdade, um lugar horrível, controlado pela Outra Mãe, que rouba a alma de crianças e as prende em seu mundo.
A obra foi publicada em 2002 e, em pouco tempo, se tornou uma das mais aclamadas do autor. O livro transformou-se em uma animação feita em stop-motion em 2009, chamada Coraline no Mundo Secreto.
Deuses Americanos

American Gods (ou Deuses Americanos, em português) é um dos romances mais conhecidos de Gaiman, publicado em 2001 pela editora Headline no Reino Unido e pela William Morrow.
O livro mistura fantasia e mitologia, protagonizado por Shadow, um ex-presidiário que, quando solto, passa a trabalhar para a Wednesday. Com esse novo emprego, ele conhece o mundo dos deuses antigos e novos, que agora residem na América, existindo pela crença dos emigrantes no país. Shadow Moon se vê em meio a um jogo entre os deuses, uma batalha por suas existências.
O livro é seu quarto romance e ganhou os prêmios Hugo e Nebula, ambos em 2002. A história derivou uma série produzida pela Amazon desde 2017, um dos maiores sucessos da plataforma, originalmente produzido pelo canal Starz. É estrelado por Ian McShane, Ricky Whittle e Emily Browning.
O Mistério da Estrela

A Muralha é a cidade fronteira entre o nosso mundo e o mundo mágico. Os habitantes desses mundos não cruzam essa fronteira, com uma exceção, a cada 9 anos, é realizada uma feira, na campina logo após a muralha, que recebe todos os seres de todos os mundos. E é justamente durante uma dessas feiras que o destino de Tristan está prestas a mudar com apenas uma decisão de seus pais. Um jovem totalmente apaixonado por Victoria, uma bonita moça da região que tem a atenção de muitos homens, e que não corresponde ao amor do rapaz.
E na tentativa de conquistar a jovem, Tristan decide capturar uma estrela cadente e dar de presente para sua amada, e é a partir desse momento que sua vida muda drasticamente, pois ele não é o único atrás dessas estrela.
A obra foi publicada em 1999, e chegou no Brasil em 2007, pela editora Rocco, conhecida como Stardust – O Mistério da Estrela. No mesmo ano, um filme baseado na obra foi lançado, estrelado por Charlie Cox, Sienna Miller, Michelle Pfeiffer, Robert De Niro e Henry Cavill.
Os Filhos de Anansi

O livro conta a história de Charles Nancy, ou como era conhecido Fat Chalie, um homem sem muitas ambições, que vivia de maneira simples até que recebe a notícia da morte de seu pai, o misterioso Sr. Nancy. O rapaz viaja até a Flórida, para o velório do pai e discutir a herança deixada por ele.
Lá, Fat Charlie descobre todos os segredos de seu pai, ocultos até então, por meio de uma velha conhecida, a Sra. Callyanne Higgler. Ela revela que Sr. Nancy era a reencarnação de um deus africano, Anansi, o deus das aranhas, e que Fat Charlie não herdou os poderes do pai por frontal de um irmão, desconhecido até então. Depois dessa descoberta, Charles Nancy vai em busca da verdade e seu irmão Spider.
O romance foi publicado em 2005, e estreou em primeiro lugar na lista de best-sellers do The New York Times.
Belas Maldições

Good Omens (Bons Augúrios ou Belas Maldições) é uma comédia escrita por Gaiman e Terry Pratchett, publicada em 1990 no Reino Unido e lançada no Brasil em 2004. O tema principal da obra é o Armagedon.
A história acompanha o nascimento do anticristo e de um anjo (Aziraphale) e um demônio (Crowley), que vivem na Terra e amam a vida que levam no meio dos humanos, por tal razão, os dois se unem para impedir o fim de tudo o que conhecemos. Assim, nasce uma amizade improvável e uma história hilária, com dois personagens antagônicos e apaixonantes.
A história derivou a série de mesmo nome, produzida e transmitida pela Amazon Prime Video. Assim como Deuses Americanos, a série se tornou um dos atrativos da plataforma. É estrelada por David Tennant, Michael Sheen, Jon Hamm e outros.
____________________________________
Por Luiza Nascimento Lopes – Fala! PUC