Conheça a origem da Black Friday
Menu & Busca
Conheça a origem da Black Friday

Conheça a origem da Black Friday

Home > Notícias > Mercado > Conheça a origem da Black Friday

Black Friday“, como é conhecida nos Estados Unidos e no mundo, se referindo ao dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, o Thanksgiving, comemorado sempre na última quinta-feira do mês de novembro. O dia seguinte ao feriado, tradicionalmente, marca a retomada do comércio após a folga e o início oficial da temporada de compras de Natal.

Pelo apelo capistalista de ambas as datas, a Black Friday surgiu como marcador de grandes descontos em produtos diversos, sendo um período rentável para consumidores e comerciantes. Mas como surgiu o fenômeno?

Origem da Black Friday

Como essa volta do mercado abre a temporada de Natal, desde o início levava muitas pessoas às ruas, causando enormes aglomerações e congestionamentos nos tráfegos, como uma ”massa” nas ruas – muitas vezes até com acidentes e violência envolvidos!

Além disso, na língua inglesa, há a expressão “to be in black”, equivalendo ao que dizemos em português “sair do vermelho”, com o balanço positivo do mercado, uma retomada dos lucros. 

Consumidores comprando vários produtos na Black Friday. | Foto: Reprodução.

Porém, mesmo com uma série de origens e histórias por trás desse fenômeno de consumo, vale lembrar que não há uma confirmação concreta de que o nome ”Black Friday” realmente não advém de questões relacionadas a negros e pretos, ou seja, não há a certeza de não ser um termo racista, tendo sido inclusive substituído por muitas empresas por outros termos, outras cores para negar qualquer fator desse âmbito. 

_________________________________
Por Vittória Murari – Fala! UFG

Tags mais acessadas