Conheça 5 faculdades onde os alunos ainda usam uniformes
Conheça 5 faculdades onde os alunos ainda usam uniformes

Home > Universidades > Conheça 5 faculdades onde os alunos ainda usam uniformes

Quando se pensa em faculdade, a primeira coisa que vem à cabeça é: liberdade. Sair do colégio para a universidade é como iniciar uma nova etapa na vida. Todos estão sempre muito empolgados para um novo ambiente, onde estudarão o que escolheram, terão mais autonomia e responsabilidade sobre suas ações e, por último, mas não menos importante, não serão mais obrigados a usar uniformes.

Para quem já entrou na faculdade sabe que existem algumas controvérsias. Mas, sobre o assunto da matéria, pode ser que nem os próprios universitários conheçam. Curioso? Abaixo serão listadas 5 faculdades onde, ainda, são utilizados uniformes.

5 faculdades onde os alunos usam uniformes

1. Universidade de Coimbra

Alunos da Universidade de Coimbra. | Foto: Reprodução/Mercado e Eventos.

A primeira, e mais curiosa, é a Universidade de Coimbra, que, inclusive, inspirou a J.K. Rowling, na criação do visual dos alunos na franquia Harry Potter. Tanto nos livros, quanto nos filmes, foram usadas diversas referências a Portugal, à vestimenta curiosa e tradicional da Universidade de Coimbra foi uma delas.

O uniforme consiste em: camisa social, gravata, capa longa preta, calça para os meninos e saia para as meninas. A roupa faz jus à faculdade portuguesa, que é uma das mais antigas do mundo, além da primeira e uma das melhores de Portugal.

2. Academia Naval dos Estados Unidos

uniformes
Academia Naval dos Estados Unidos. | Foto: Reprodução/Capital Gazette.

USNA (United States Naval Academy – Academia Naval dos Estados Unidos), possui um uniforme bastante característico. Com a cor branca e boina na cabeça, se assemelha bastante à vestimenta da própria marinha estadunidense.

A Academia prepara homens e mulheres para trabalhar na Marinha dos EUA e no Corpo de Fuzileiros Navais. Os alunos da USNA se graduam com bacharelado em Ciências e Comissões da Marinha ou Segundo-tenente no Corpo de Fuzileiros Navais. Também, devem servir, pelo menos, cinco anos na Marinha, ou no Corpo de Fuzileiros.

3. Faculdade da Polícia Militar

uniformes de faculdades
Alunos de uniforme na Faculdade da Polícia Militar. | Foto: Reprodução/Polícia Militar do Estado de Goiás.

Com uniforme típico de escola militar, a FPM é a primeira, e única, brasileira na lista. Camisa de gola com o logo da faculdade, calça social azul marinho e cinto preto. São, basicamente, esses os elementos que compõem o uniforme da instituição.

A Faculdade da Polícia Militar é particular e fica em Goiânia. Fundada em 2017, é a primeira faculdade militar do Brasil, além de ser mantida pela Fundação Tiradentes, organização privada sem fins lucrativos. Atualmente, a instituição oferece os cursos de graduação em Biomedicina, Enfermagem e Educação Física.

4. Le Cordon Bleu

Le Cordon Bleu
Uniforme Le Cordon Bleu. | Foto: Reprodução/Heloisa Tolipan.

Saindo um pouco do âmbito militar, é possível citar a Le Cordon Bleu, que não se intitula devidamente como uma faculdade, mas sim, como “a maior rede de escolas de culinária e hospitalidade do mundo”, de acordo com o site da instituição. A Le Cordon possui sede na França e foca no ensino da culinária francesa.

O uniforme para os cursos culinários não são muito diferentes dos de um chef de cozinha, apenas contendo os detalhes pertinentes à rede, inclusive a fita azul, característica do nome, que, em português, significa “fita azul”. A Le Cordon Bleu possui campus nas Américas, Europa, Oceania e Ásia. No Brasil, possui filiais no Rio de Janeiro e São Paulo.

5. Academia Militar dos Estados Unidos em West Point

uniformes na faculdade
Alunos uniformizados da West Point. | Foto: Reprodução/Military.com.

Por último, voltando às instituições militares, não poderia faltar a Academia Militar dos Estados Unidos em West Point. Com detalhes dourados e completado por luvas brancas, pode-se dizer que a instituição possui o uniforme mais “pomposo” da lista.

Segundo o próprio site da Academia, a missão da Academia Militar dos EUA em West Point é preparar, educar e treinar o Corpo de Cadetes, para que os graduados sejam líderes preparados para exercer uma carreira como oficial do Exército dos Estados Unidos.

Conhece alguma? Comenta aí embaixo!

Por Bianca Sousa – Fala! Faculdade Paulista de Comunicação