Confira todos os malefícios do reconhecimento facial
Menu & Busca
Confira todos os malefícios do reconhecimento facial

Confira todos os malefícios do reconhecimento facial

Home > Lifestyle > Confira todos os malefícios do reconhecimento facial

O reconhecimento facial é um avanço tecnológico que tem tomado proporções cada vez maiores, tornando-se presente na rotina de muitos indivíduos.

Apesar de ser uma tecnologia que promove uma maior proteção aos dispositivos por ser mais precisa que a biometria e, mesmo sendo uma técnica que agiliza processos, como o desbloqueio de uma tela de smartphone, provoca também certos malefícios. Veja aqui alguns deles!

reconhecimento facial
Ferramenta digital inovadora. ǀ Foto: Scharfsinn86/GettyImages.

Malefícios do reconhecimento facial

Essa nova tendência tecnológica é um instrumento digital que permite detectar rostos de pessoas, realizando uma distinção entre os usuários do sistema. O FaceApp é um exemplo de rede que utiliza essa inteligência artificial. Ele possibilita envelhecer o rosto da pessoa ou até mesmo transformar a foto de uma mulher em homem e vice-versa.

No entanto, dependendo da forma como sua vaga política de privacidade for interpretada, pode propiciar a coleta de informações como o modelo do celular, histórico de compras e até mesmo possibilita que a empresa utilize imagens dos usuários com propósitos publicitários.

malefícios do reconhecimento facial
O roubo de dados pelo reconhecimento facial. ǀ Foto: Reprodução.

Além disso, o reconhecimento facial pode vazar e compartilhar informações pessoais sem o consentimento dos usuários. Inclusive, esses dados podem acabar sendo utilizados para fins de interesses privados, como interesses econômicos.

Esse instrumento tecnológico também viabiliza a condenação de indivíduos inocentes, como já aconteceu nas ruas de Copacabana, no Rio de Janeiro, onde confundiram uma mulher inocente com uma detenta.

Portanto, por mais que essa nova tecnologia possua muitos benefícios, é necessário se atentar aos danos que a acompanham, pois interferem profundamente na privacidade dos usuários.

______________________________
Por Giovana Yamaki – Fala! PUC

Tags mais acessadas