Home / Universidades / Anhembi / Confira o que aconteceu no 13° Congresso de Jornalismo Investigativo

Confira o que aconteceu no 13° Congresso de Jornalismo Investigativo

Por Sarah Américo – Fala!Anhembi

Nos três últimos dias do mês de junho, foi realizado na Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo, o 13° Congresso de Jornalismo investigativo que é realizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) com o intuito de dar mais visibilidade para esse setor e proporcionar uma troca de experiência entre o público e profissionais com grande bagagem e histórias para contar.

Foto: Alice Vergueiro

Entre oficinas, palestras e stand, ao todo 100 temas foram trabalhados nesta edição. E, como todo ano, houve a tradicional homenagem a um grande jornalista. Desta vez o homenageado foi Zeunir Ventura, autor de diversos livros e responsável pela série de 12 reportagens, veiculado pela Editora Abril, que, assim como um de seus exemplares “1968 – o ano que não terminou”, tratou da época da ditadura militar no Brasil. Esta não foi a única aparição do Zeunir no congresso, o escritor também teve sua própria palestra.

Foto: Alice Vergueiro

Outro fator muito comum, é a presença de um palestrante a qual a maioria dos participantes querem assistir. O nome da vez foi Luiz Fux, Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Mas infelizmente não foi possível acompanhar, já que houve o cancelamento. Em compensação, Nikole Hannah-Jones, jornalista do The New York Times, deu uma aula para o público falando sobre suas investigações.

Nos intervalos entre uma palestra e outra em todos os dias, os participantes puderam se entreter no stand do google, facebook, UOL e twitter. No último dia, ao fim de todas as apresentações, um coquetel de despedida foi realizado para todos. A organização do evento, junto  com a Abraji, contou com a ajuda dos estudantes de Jornalismo da própria universidade para que tudo desse certo, como deu.

Confira também:

As Reivindicações contra a Demissão dos Professores da Anhembi Morumbi

Alunos da Anhembi Protestam contra Demissão em Massa de Professores

Confira também

As Reivindicações contra a Demissão dos Professores da Anhembi Morumbi

Danielle Moratte – Fala!Anhembi Na última quinta-feira (28), os professores do grupo Laureate (Anhembi-Morumbi, FMU, ...