Confira cinco momentos mais marcantes do esporte
Menu & Busca
Confira cinco momentos mais marcantes do esporte

Confira cinco momentos mais marcantes do esporte

Home > Notícias > Esporte > Confira cinco momentos mais marcantes do esporte

Tragédia no futebol figura entre os momentos mais marcantes do esporte

Momentos mais marcantes do esporte

1 – A morte de Ayrton Senna

Ayrton Senna
Ayrton Senna. | Foto: Reprodução.

Em 1994, em um dos momentos mais trágicos do esporte, Ayrton Senna bateu seu carro ao participar de uma corrida no circuito de Ímola na Itália, no primeiro dia do mês de maio. Com grande idolatria por parte dos brasileiros, o ocorrido, que foi transmitido em rede nacional no momento do acidente, foi um dos eventos mais tristes da história da televisão e do esporte.

Senna, considerado uma lenda das pistas, carregava inúmeros feitos, entre eles o recorde no circuito de Mônaco, com suas 6 vitórias no campeonato, à frente de inúmeros astros da fórmula 1, como Michael Schumacher, com 5 títulos, e Lewis Hamilton, com seus 3 vitoriosos campeonatos, além do brasileiro ser o detentor da maior sequência de poles consecutivas, com suas 8 poles seguidas.

A tragédia teve uma forte comoção popular, recebendo diversas homenagens, com destaque para a frase exposta pelos jogadores brasileiros após o título da copa de 94: “Senna: aceleramos juntos, o tetra é nosso”.

2 – A virada do Barcelona contra o PSG na Uefa Champions League

Barcelona
Virada histórica do Barcelona contra o PSG na Uefa Champions League. | Foto: Reprodução.

Ao pensar em uma das viradas mais marcantes do esporte, o jogo entre PSG e Barcelona, realizado no dia 8 de março de 2017 pelas oitavas de final da Uefa Champions League, é considerado pelos torcedores um dos jogos mais emocionantes da história do futebol.

O primeiro jogo entre os Culés e os Parisienses na França foi marcado por uma goleada por 4 a 0 do time francês, considerado um dos placares mais difíceis de ser revertido. O reencontro ficou aguardado para o jogo de volta na Catalunha, no Camp Nou, estádio do Barcelona. Ao começar o jogo, com 3 minutos de partida, Suárez abriu o placar, seguidos do gol contra de Kurzawa e do pênalti cobrado por Lionel Messi, que deram esperanças para o Barcelona, ao abrir o placar de 3 a 0 para o time catalão, porém, aos 17 minutos do segundo tempo, Cavani, atacante uruguaio do PSG, marcou para os franceses, frustrando as expectativas do time espanhol.

No entanto, com uma atuação espetacular de Neymar, marcando 2 gols em menos de 5 minutos, com uma bela cobrança de falta e um pênalti decisivo, seguido de uma impressionante assistência do brasileiro no último minuto de partida para Sergi Roberto, o que era visto por muitos como impossível se tornou uma das mais emblemáticas partidas do esporte.

3 – A tragédia da Chapecoense

Chapecoense
Homenagem às vítimas da Chapecoense. | Foto: Reprodução.

Em um dos momentos mais trágicos do esporte, a Chapecoense que vinha desempenhando uma excelente campanha na Copa Sul-americana e preparava-se para enfrentar o Atlético Nacional na final do torneio, porém um trágico acidente de avião gerou 71 mortes de 77 passageiros que estavam a bordo. A tragédia teve uma imensa comoção mundial, com a presença de notórias pessoas no velório, entre elas os ex-jogadores Puyol e Seedorf, acompanhados do atual presidente da Fifa, Gianni Infantino.

Os únicos sobreviventes foram os jogadores Neto, Alan Ruschel e Jackson Folmann, além do jornalista Rafael Henzel, que faleceu em 2019 depois de um infarto, e a presença de tripulantes, incluindo a comissária de bordo Ximena Suárez e Erwin Tumiri, técnico de aviação.

4 – Anderson Silvas X Chris Weidan, as lutas que chocaram

esporte
Anderson Silva x Chris Weidman no UFC 162. | Foto: Reprodução.

As lutas do brasileiro ex-campeão do UFC, Anderson Silva, contra o norte-americano, Chris Weidman, foram as lutas que mais chocaram o mundo, principalmente, pela sua representatividade. Na primeira luta, todos esperavam uma vitória do brasileiro, que após fazer as suas inúmeras fintas abaixando a guarda, estilo de luta que se tornou uma das marcas do atleta, foi nocauteado, sendo uma das maiores zebras da história do UFC.

No confronto de volta, que aconteceu no UFC 168, no dia 28 de dezembro de 2013, o reencontro foi ainda mais marcante pelo fato de “The Spider”, apelido do ex-campeão dos médios do UFC, ao tentar desferir um chute contra o recém-campeão norte-americano na época foi defendido de maneira que Anderson sofresse uma das lesões mais feias do mundo da luta, chocando o mundo todo.

O mais curioso desse fato é que, recentemente, no UFC 261, Chris Weidman, ao fazer uma luta contra Uriah Hall, sofreu uma lesão muito parecida com a de Anderson no passado. O brasileiro, ao visualizar o ocorrido, realizou um post em suas redes sociais com uma mensagem para o norte-americano desejando uma excelente recuperação.

5 – O padre que impediu o ouro olímpico

momentos marcantes do esporte
Atleta Olímpico é impedido por padre de conquistar a medalha de ouro. | Foto: Reprodução.

O momento mais memorável das Olimpíadas foi marcado pela invasão de um padre na época da competição, Cornelius Horan, o irlandês entrou na frente do esportista brasileiro, Vanderlei Cordeiro, nos instantes finais da corrida, com o atleta prestes a vencer a tão sonhada Olímpiada e receber sua ilustre medalha de ouro, momento que foi frustrado pela atitude antidesportista sofrida pelo medalhista de bronze nas Olimpíadas de Atenas, em 2004.

Em homenagem ao brasileiro, o atleta teve o privilégio de acender a pira olímpica dos Jogos do Rio 2016.

destaques do esporte
Maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima acendendo a pira dos Jogos Olímpicos. | Foto: Reprodução.

______________________________
Por Guilherme Azarias de Souza – Fala! Cásper

Tags mais acessadas