Confira a diversa seleção de livros para você ler no último mês do ano!

Os livros são um ótimo meio de despertar as emoções e os sentimentos do leitor, que consegue se imaginar dentro dos vários cenários presentes nas obras. Assim, eles também podem te ajudar a trazer o espírito natalino para o último mês do ano.
Quando se pensa em histórias natalinas, algumas pessoas as relacionam apenas a histórias de amor, mas existem livros de diversos gêneros e temas que se passam no Natal, como terror, temáticas LGBTQ+, e até mesmo família em quarentena. Selecionamos 5 livros, com assuntos diferentes, para você se aventurar neste fim de 2020. Confira a lista:
Livros para entrar no clima natalino
1 – Quebra-nozes e Camundongo Rei, de E.T. A. Hoffmann

Publicado pela primeira vez em 1816, o clássico natalino conta a história de Marie, menina que vive uma grande aventura com o seu boneco que recebeu de presente e ganhou vida à meia-noite.
Com um exército de camundongos, rei de sete cabeças e uma grande batalha, o livro é uma boa pedida para quem busca uma aventura em dezembro.
2 – A Última Ceia, de Ana C. Nunes

O conto de terror é sobre uma ceia nada convencional e um jovem que busca aventuras em uma casa na beira de um rio. Ideal para quem gosta de uma boa reviravolta, a história curta, mas cheia de emoções, é uma ótima opção natalícia.
3 – O Presente do Meu Grande Amor, organizado por Stephanie Perkins

Escrito por doze autores populares da atualidade, entre eles Holly Black, Gayle Forman e Rainbow Rowell, o livro conta com doze histórias de Natal diferentes e com características particulares de cada escritor. Com personagens de diferentes etnias, religiões, idades, e cenários realistas e fantasiosos, esses conjunto de contos agrada a todos.
4 – Todas as cores do Natal, de Alliah, Bárbara Morais, Lucas Rocha, Mareska Cruz e Vitor Martins

A produção nacional reúne 5 autores que contam histórias emocionantes e alegres de personagens LGBTQ+ nas festas natalinas. Desde personagem preso em tempestade, amigo secreto com inseguranças até seres sobrenaturais que sofrem com a poluição dos mares, o livro cheio de propriedade de fala e proximidade com o leitor é uma deliciosa maneira de se preparar para o final do ano.
5 – Sete dias juntos, de Francesca Hornak

Nesse livro, a personagem Olivia deve ficar em quarentena após voltar da África, onde foi voluntária no tratamento de uma epidemia. Assim, pelos próximos sete dias, a família terá que ficar isolada, e os segredos começam a vir à tona.
Engraçada e encantadora, a narrativa apresenta um cenário parecido com o que vamos presenciar neste final de ano, por conta da pandemia, e com certeza deve ser lida.
______________________________
Por Clarisse Claro – Fala! UFSC