Confira 5 jogadores da NBA que se destacaram na temporada
Confira 5 jogadores da NBA que se destacaram na temporada

Home > Notícias > Esporte > Confira 5 jogadores da NBA que se destacaram na temporada

A temporada 2020-21 da NBA será lembrada por diversas lesões das maiores estrelas da liga. Ainda na tradicional noite do Draft, foi divulgada a lesão de Klay Thompson, que perderia a segunda temporada consecutiva machucado. LeBron James e Anthony Davis também passaram jogos no departamento médico. O big three do Brooklyn Nets, Kevin Durant, James Harden e Kyrie Irving, só conseguiu jogar sete jogos por conta de lesões. O desfalque dos medalhões abriu espaço para outros jogadores, dos quais merecem destaque:

Jogadores da NBA que se destacaram na temporada

Joel Embiid

Joel Embiid. | ​Foto: Reprodução/ Instagram (joelembiid).

​Embiid (27) é o principal jogador do Philadelphia 76ers, time que lidera a conferência Leste da NBA, além de ser o favorito na disputa pelo prêmio de MVP, jogador mais valioso da liga. O camaronês só conseguiu estrear dois anos após ser a terceira escolha do Draft de 2014, porém, logo mostrou ser dominante tanto no ataque quanto na defesa, em 2020-21 são 29.2 pontos e 10.7 rebotes de média. O pivô também é conhecido por ter uma personalidade forte e gostar do trash talk – que é a conversa provocativa entre os jogadores, com objetivo de desestabilizá-los – durante o jogo, colecionando algumas desavenças dentro da liga.

Nikola Jokic

nba
Nikola Jokic. | ​Foto: Reprodução/ Instagram (jokicnikolaofficial).

O sérvio de 26 anos do Denver Nuggets, time que está na briga direta pelo título, é a surpresa da temporada. Foi a 41ª escolha da segunda rodada do Draft de 2014, ainda permaneceu na Sérvia por mais um ano, onde foi MVP da liga. Já no seu segundo ano na NBA, destacou-se, mas é na atual temporada que está provando que merecia ter sido “draftado” antes.

O pivô é conhecido pela excelente visão de jogo e ótimo passe. Joker, como é apelidado pela torcida, tem quase um triplo duplo de média – ou seja, tem dígitos duplos em três fundamentos diferentes -, são 26.4 pontos, 10.8 rebotes e impressionantes 8.5 assistências por jogo, o que faz dele o principal adversário de Embiid na briga pelo prêmio de MVP.

Russel Westbrook

draft nba
Russel Westbrook. | ​Foto: Reprodução/ Instagram (russwest44).

Em dezembro, Russel Westbrook (32) foi do Houston Rockets para o Washington Wizards e voltou a ser protagonista em uma equipe. A troca surtiu efeito, o armador coleciona triplo duplos em 2020-21 e, no último dia 10, ultrapassou Oscar Robertson, tornando-se o recordista do feito na história da NBA, com 182 anotados.

Westbrook foi eleito MVP da temporada 2016-17 e, hoje ,com 22.0 pontos, 11.6 rebotes e 11.5 assistências de média lidera o Wizards, time que atualmente ocupa a décima colocação da conferência leste, em busca da classificação para disputar o play-in (espécie de repescagem para os que não se classificam direto para os playoffs) e posteriormente os playoffs – os jogos eliminatórios da NBA.

Luka Doncic

luka doncic
Luka Doncic. | ​Foto: Reprodução/ Instagram (lukadoncic).

Já Luka ‘Magic’ Doncic tem 22 anos, está apenas no seu segundo ano de NBA e já é apontado como potencial melhor europeu da história da liga. O esloveno foi a terceira escolha do Draft de 2018, feita pelo Atlanta Hawks, porém, antes de estrear, foi trocado para o Dallas Mavericks e, hoje, é a estrela do time.

Desde pequeno, foi tratado como um prodígio, aos 16 anos, já estava no Real Madrid, tornando-se o mais jovem a estrear pela equipe, aos 19, também foi o MVP mais jovem da Euroleague. Em 2020-21, tem 28.2 pontos, 8.0 rebotes e 8.7 assistências, porém o maior destaque são os game winners (jogada que dá a vitória ao time nos últimos segundos da partida), frequentes na temporada, que mantêm o Dallas em sexto da conferência oeste.

Stephen Curry

jogadores da nba
Stephen Curry. | ​Foto: Reprodução/ Instagram (stephencurry30).

Por fim, Stephen Curry (33) foi a sétima escolha do Draft de 2009, duas vezes MVP (2014-15, 2015-16) e três vezes campeão da NBA (2015, 2017, 2018). Curry é conhecido pelo alto aproveitamento dos seus arremessos de três pontos, e é considerado por muitos o maior arremessador da história da liga.

Em 2020-21, tem 31.9 pontos de média, e comanda o Golden State Warriors, atualmente oitavo no oeste, na busca pela classificação para o play-in e os playoffs. O armador é o maior cestinha da história do Golden State, único jogador com mais de 33 anos a conseguir pelo menos 30 pontos em 11 jogos consecutivos e o jogador com mais cestas de três em dez jogos seguidos, com 72 arremessos convertidos.

Observação: Dados retirados do site oficial da NBA, em 11/05/2021.

Por Eduardo Fabrício Ferreira – Fala! ESPM-SP