Comunicação Construtiva em tempos de pandemia
Comunicação Construtiva em tempos de pandemia

Home > Universidades > Comunicação Construtiva em tempos de pandemia

Dia 26 de novembro, evento on-line da USP irá propor novas maneiras de exercer a comunicação com uma abordagem positiva e consciente

Na próxima quinta-feira, 26 de novembro, às 19 horas, será transmitido ao vivo um diálogo sobre comunicação construtiva em busca de soluções para o mundo pós-pandemia.

O evento é resultado de uma parceria entre o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), a revista Página22, especializada em sustentabilidade, e alguns membros da Rede de Comunicação Construtiva. O encontro on-line é gratuito, sem inscrição prévia e aberto ao público. A transmissão acontecerá de forma simultânea nos canais ICMC TV e Página22 no YouTube.

Recentemente, publicamos uma análise da obra O Mentor (2018) – A vida por trás do fenômeno Shinyashiki – escrita pelo jornalista Edvaldo Pereira Lima. A escrita carrega um estilo textual híbrido no formato de livro-reportagem biográfico e perfil, revelando uma das características do conceito de comunicação construtiva, que será apresentado no evento: o foco narrativas transformativas.

Toda mensagem que criamos, todo ato de comunicação, tem potencial de afetar positiva ou negativamente o receptor dessa ação. Esse efeito está relacionado à visão de mundo embutida na mensagem que criamos.

Explica Lima, idealizador da Rede de Comunicação Construtiva.

Ao destacar o papel fundamental da comunicação diante dos fenômenos que assolam o mundo atualmente, Edvaldo afirma que os comunicadores não são apenas os profissionais formados na área, mas também educadores. Para o professor, com a chegada da pandemia, temos a chance de repensar a maneira como nos comunicamos e, assim, ampliar nossa consciência, ou seja, expandir a capacidade de autopercepção e de reconhecer o que está ao redor.

comunicação construtiva
Evento on-line abordará a comunicação construtiva em busca de soluções para o mundo pós-pandemia. | Foto: Divulgação/ ICMC-USP.

Diálogo ao vivo: comunicação construtiva na prática

Ao longo do bate-papo alguns exemplos práticos serão apresentados como, por exemplo, o Núcleo de Comunicação Construtiva do ICMC. A analista de comunicação Denise Casatti vai explicar como esse núcleo, composto por alunos, funcionários e professores, pretende criar um ambiente colaborativo para apoiar e fornecer diretrizes aos diferentes agentes que atuam em prol da comunicação no Instituto e em outras instituições de ensino superior, especialmente no que se refere à comunicação pública da ciência.

Outros dois exemplos serão abordados no evento. A reportagem Uma luz na escuridão da floresta, publicada pela revista Página22, editada pelo jornalista Sérgio Adeodato e produzida em parceria com integrantes do grupo #Solidariedade, de Manaus, e com estudantes de jornalismo engajados em produzir conteúdos de impacto positivo. Para finalizar, a jornalista Sílvia Marcuzzo vai contar como nasceu o projeto Nas Ondas da Transição, uma série de entrevistas ao vivo no seu perfil do Instagram (@silmarcuzzo) que surgiu em abril e vai ao ar toda quinta-feira, às 17 horas.

Entre os temas abordados, estão diferentes formas de enxergar o mundo, o que cada um pode fazer para expandir sua consciência, seu papel como cidadão e também o quanto é urgente compreendermos como tudo está conectado.

Felizmente, já temos a consciência construtiva despontando no horizonte, trazendo sua contribuição nesta hora crítica em que todos temos de nos dar as mãos.

Diz Lima.

Mais informações sobre o evento

Evento: Comunicação Construtiva em tempos de pandemia: um diálogo em busca de soluções transformadoras
Quando: Dia 26 de novembro de 2020, quinta-feira, a partir das 19 horas
Onde: nos canais do YouTube – ICMC TV (https://www.youtube.com/channel/UCm1XiS7FixMkWJP_lHQp-Rg) e Página22 (https://www.youtube.com/revistapagina22
Convidados: Edvaldo Pereira Lima, professor aposentado da ECA-USP; Sérgio Adeodato, jornalista da Revista Página22; Denise Casatti, analista de comunicação no ICMC-USP.
Mediação: Sílvia Marcuzzo, jornalista e facilitadora de grupos.

Por Louise Diório – Fala! Mack