Um novo vírus com caráter semelhante à Influenza foi encontrado na carne de alguns porcos na China no final do mês de junho. Trata-se de um novo arranjo genético do mesmo vírus que causou a pandemia de 2009. Houve o contágio de porcos para pessoas, mas não de infectados humanos entre si.

O novo vírus encontrado na China
É basicamente um novo vírus da Influenza A. Uma mistura do RNA gerou uma nova combinação e um novo subtipo viral. Ainda não há grandes registros, porém, a atenção está sendo redobrada devido à possibilidade de se tornar uma nova pandemia, entretanto, não há motivo para alarde.
Foram encontradas manifestações das doenças em uma população de porcos e entre 35 trabalhadores que trabalhavam com estes.
Para que o controle seja realizado, é necessário um monitoramento dos porcos, evitando com que a população humana tenha contato com a carne infectada, além do abate dos animais já contaminados e vigia dos doentes.
A OMS afirmou que o coronavírus é dez vezes mais letal do que a nova combinação do H1N1, direcionando o foco do combate para o Covid-19.
_____________________________
Por Izabella Giannola – Fala! Cásper