Menu & Busca
Como você se sente nas redes sociais?

Como você se sente nas redes sociais?


Em época de Copa, foi visto, nas redes sociais, a grande manifestação dos favoráveis ao maior evento futebolístico do mundo e dos que eram contra a realização deste no Brasil. Pouco depois, pôde-se observar também as opiniões sobre a acirrada disputa entre Dilma e Aécio para a presidência da república.

Muitas pessoas gastam boa parte do dia em redes sociais como facebook, twitter, entre outras. Compartilham fatos de sua vida, passeios, fotos, amores, tristezas, músicas e, claro, opiniões. Muitas vezes, há a propagação de informações que não são verídicas e que circulam e são defendidas como dogmas na internet, gerando brigas e discussões dignas de sabres de luz entre amigos. Amigos, quem são? Seus colegas de trabalho, parentes, pessoas que você raramente vê pessoalmente, mas que estão presentes na sua vida online – talvez alguém do passado ou a galera da Universidade.  Eu espero que todos que tenham brigado com alguém que gosta consigam recuperar as amizades quase perdidas.

Ora, as redes sociais não têm um manual de instruções – e nem limites. Conteúdos são veiculados sem a bbbbmaior preocupação de como irão impactar o outro, quem será atingido por eles, e sem uma revisão atenciosa das palavras utilizadas, o que poderia reduzir a ambiguidade do que é apresentado – e desentendimentos. Não tem muito item postado no facebook que você simplesmente pensa não ser obrigado a ver? Isso acontece com todas as pessoas e, claro, o conteúdo pode ter sido postado por você. Outro fato que merece atenção é a questão do respeito. Todo mundo tem o direito de expor a sua opinião, mas o problema é quando essa manifestação denigre a imagem de outra pessoa. Não só isso, quando quem a emitiu não aceita que comentem e debatam sobre a opinião que postou, não respeitando, assim, a opinião de outras pessoas.

Estamos realmente prontos para debates, principalmente de assuntos que merecem atenção e discussão como o aborto, a legalização da maconha e outras questões?

É dito que o inferno são os outros. Deve ser mesmo, até porque eu sou o outro infernando a sua vida neste momento. Resta saber o quanto vai arder tudo isso, se cabe uma reflexão ou não. O fato é que todos causam algum incômodo, e o que é bom para nós, para alguém há de não ser. Talvez, neste momento, eu devesse postar aqui alguma frase de impacto para finalizar brilhantemente. Mas não, finalizo com o pensamento de que não mereço ler tudo isso e do meme da Lana com o “Queria estar morta”. Talvez postando isso sempre não irrite ninguém.

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

0 Comentários

Tags mais acessadas