Como saber se você não está tomando água o suficiente?
Menu & Busca
Como saber se você não está tomando água o suficiente?

Como saber se você não está tomando água o suficiente?

Home > Lifestyle > Saúde > Como saber se você não está tomando água o suficiente?

Sinais que seu corpo dá quando você não está tomando água suficiente

Nosso corpo é constituído por cerca de 60% a 70% de água. Beber o líquido é algo extremamente importante para manter a disposição, ajudar nos treinos, regular a temperatura do corpo e outras questões. E se você não toma a quantidade suficiente, seu corpo começa a dar sinais dessa desidratação. Abaixo, veja alguns sinais que seu corpo te dá quando você não está tomando a quantidade suficiente.

água
Beber água é fundamental. | Foto: Reprodução.

Sinais de que você não está tomando água o suficiente

Pele sem elasticidade

Ao beber pouca água, faz com que a pele perca hidratação, ficando ressecada e com uma aparência mais envelhecida. Isso porque a elasticidade da pele está diretamente relacionada com a sua hidratação.

Sensação de fadiga, confusão

A falta de líquido também pode causar sensação de fadiga e sonolência e redução do estado de alerta durante as atividades diárias normais.

Dores de cabeça

Boa parte do cérebro é formada pelo líquido, quando o corpo fica desidrato, a dor de cabeça aparece, muitas vezes, acompanhada de moleza e confusão mental.

Urina escura

Um dos sinais mais eficientes de que você precisa ingerir mais água é aquela urina amarelada escura. Isso ocorre devido a uma concentração mais alta de ureia, que ajuda a eliminar as proteínas ingeridas.

Sem água suficiente, o corpo retém o líquido que está armazenado e reduz a eliminação de água pelos rins.

Prisão de ventre

Os movimentos peristálticos, realizados de modo involuntário pelo tubo digestivo, dependem da hidratação. Desse modo, o bolo alimentar é transformado em bolo fecal com mais facilidade e chega ao reto para ser eliminado na forma de fezes.

Dores nas articulações

Nossos discos de cartilagem e da coluna vertebral são constituídos por cerca de 80% de água. o que é importante para prevenir que os ossos se desgastem ao contato um com os outros, quando caminhamos ou nos mexemos. Ao manter seu corpo hidratado, você garante que as articulações absorvam o choque de movimentos.

Percebeu algum desses sintomas? Não deixe de andar sempre com uma garrafa por perto e beba água a todo momento.

_________________________________
Por Maria Ingrid – Fala! Universidade Anhanguera

Tags mais acessadas