Como saber a rotina de exercícios ideal para o seu corpo?
Menu & Busca
Como saber a rotina de exercícios ideal para o seu corpo?

Como saber a rotina de exercícios ideal para o seu corpo?

Home > Lifestyle > Saúde > Como saber a rotina de exercícios ideal para o seu corpo?

A prática de exercícios físicos é fundamental para a saúde, independente se o foco é emagrecer, ganhar massa ou se tornar um atleta, movimentar o corpo e aumentar a liberação de endorfina é beneficial para o corpo em diversas formas, de dentro para fora. 

Praticar exercícios físicos não se limita apenas à academia, ao CrossFit, caminhadas ou corridas. A prática de esportes, a dança, alongamentos, yoga, entre outros também estão disponíveis como alternativas de exercícios físicos. Mas como saber qual é o exercício ideal para seu corpo? O profissional de educação física Marcos Paulo Oliveira dá dicas e instruções de como saber o que praticar.

exercícios
Como saber a rotina de exercícios ideal para o seu corpo? | Foto: Reprodução.

Como saber a rotina de exercícios ideal para o seu corpo

Faça uma autoavaliação

Primeiramente, é necessário realizar uma autoavaliação e perceber qual será o objetivo dos exercícios, se será para combater o sedentarismo, obesidade, para a estética ou apenas para ser uma pessoa mais ativa.

Monte seu cronograma

Depois da autoavaliação, é necessário montar um cronograma, onde é recomendado que separe 3 dias na semana para realizar exercícios de 30 minutos, que ajudarão a ter uma melhor adaptação com treino.

O início é cansativo, vai existir pouca resistência, mas, ao passar das semanas, o corpo se adapta e, com isso, pode haver um aumento do tempo de treino em até 50 minutos.

Foque ao máximo no exercício que está realizando

A rotina ideal para uma pessoa treinar é tentar reservar um tempo só para aquele momento, com uma concentração, pois o exercício físico libera a endorfina, que é o hormônio responsável por promover a sensação de bem-estar, sua liberação acontece quando há um sentimento de prazer ligado à atividade física.

É importante lembrar também que ir a uma consulta ao médico, realizar exames de rotina e conversar com algum profissional da educação física ajudam a ter mais clareza e confiança na criação da rotina de exercícios. 

_________________________________
Por Marisa Campos – Fala! Universidade Federal de Pelotas

Tags mais acessadas