Como os festivais de cinema estão sendo realizados na pandemia?
Menu & Busca
Como os festivais de cinema estão sendo realizados na pandemia?

Como os festivais de cinema estão sendo realizados na pandemia?

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Como os festivais de cinema estão sendo realizados na pandemia?

Durante os primeiros meses de pandemia, quando pouco se sabia sobre o vírus e a situação na Europa ainda estava crítica, a maioria dos grandes festivais foram adiados, realizados de forma on-line ou até mesmo cancelados. Os festivais de Cannes, Veneza, The Berlinale, Sundance e Tribeca se juntaram para criar um festival internacional on-line gratuito, chamado “We Are One: A Global Film Festival”, realizado entre os dias 29 de maio e 7 de junho. 

Outros grandes festivais, como o festival de Hong Kong e o Beijing International Film Festival, também aconteceram on-line e receberam críticas diversificadas. Enquanto alguns afirmavam que festivais on-line eram mais acessíveis, visto que pessoas de todo mundo poderiam participar, outros reclamavam que as seleções de filmes não estava nova o suficiente e que as organizações dos eventos estavam mais preocupadas em como seria a distribuição dos ingressos do que com os filmes em si, já que para uma experiência mais real, o público reservou ingressos para assistir aos filmes desejados, ingressos esses que eram limitados e que garantiam que o conteúdo fosse assistido uma única vez em um determinado período de tempo.

Apesar dos eventos on-line serem a melhor alternativa durante este período e a importância de manter a arte e o cinema vivos inegável, a ideia de uma edição digital não pareceu certa para a produção de Cannes, que acredita que o festival vai além dos filmes, sendo um momento de celebração ao cinema que une as mais diversas pessoas, além de afirmar que determinados filmes perdem sua mágica quando vistos fora das telonas e não faz sentido transmiti-los, levando em consideração que suas estreais foram adiadas justamente por este motivo.

Cannes é alma, é história, é eficiência, não há como funcionar de outra forma. O que é um festival digital?

Disse o diretor de Cannes, Thierry Fremaux, numa entrevista para a Variety Magazine.
festivais de cinema
Como os festivais de cinema estão sendo realizados na pandemia? | Foto: Reprodução.

Festivais de cinema na pandemia

Agora, com a melhora da pandemia do Covid-19, a possibilidade da realização de eventos presenciais voltou a existir. No começo deste mês, entre os dias 2 e 12, aconteceu a 77ª edição do festival de Veneza, seguindo todas as medidas de proteção, como o uso de máscaras e a obrigatoriedade de distanciamento social.

Por ser a primeira vez em meses que a grande parte do público voltou às salas de cinema, o evento foi de grande importância e mostrou que, apesar de tudo, o cinema resiste, sendo mais uma comemoração ao festival estar acontecendo, do que aos filmes de fato.

Já no continente americano, a situação ainda está mais grave e diversos festivais serão realizados de forma híbrida, on-line ou por drive-in. O festival de Toronto, conhecido como o maior da América, que ocorre durante os dias 10 e 20 deste mês, contou com um tapete vermelho e diversas exibições on-line, além de cinco dias presenciais com distanciamento social. Apesar de ter apenas um terço de títulos comparando com o ano passado, os produtores do festival acharam importante realizá-lo.

A pandemia afetou muito o TIFF, porém nos respondemos voltando para a nossa inspiração original – trazer o melhor do cinema para a maior audiência possível.

disse o diretor artístico do festival, Cameron Bailey.

No Brasil, a maioria dos grandes festivais foram e serão realizados de forma híbrida. A mostra de São Paulo, seguindo o modelo realizado pelo festival de Brasília, contará com exibições on-line e em cinemas drive-in, já o festival do Rio, terá exibições digitais e presenciais. Entretanto, um dos mais renomados eventos, o festival de Gramado, acontecerá de forma totalmente on-line, sendo exibido pelo Canal Brasil.

_____________________________
Por Melissa Marques – Fala! Mack

Tags mais acessadas