Como o expressionismo alemão impactou os filmes de ficção científica?
Menu & Busca
Como o expressionismo alemão impactou os filmes de ficção científica?

Como o expressionismo alemão impactou os filmes de ficção científica?

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Como o expressionismo alemão impactou os filmes de ficção científica?

Após o fim da Primeira Guerra Mundial, o expressionismo alemão do século 20 destacou-se nas suas características marcantes. Os traumas da primeira guerra trouxeram consigo uma arte que representava uma realidade de emoções, a loucura, insanidade, existencialismo. O cinema expressionista buscava expressões viscerais de emoção e desprezava a obediência das regras de composição e representação.

Embora tenha sido um movimento que emergiu do mesmo clima cultural que deu origem ao nazismo, os expressionistas eram um grupo de rebeldes que pregavam valores artísticos como a abstração e o antagonismo à tradição, aliados à necessidade quase obsessiva de expressar seus sentimentos, o que fez com que se referissem a si mesmos como os “adolescentes apocalípticos”.

expressionismo alemão
O expressionismo alemão impactou diretamente o cinema. | Foto: Reprodução.

A presença da subjetividade foi uma influência extremamente importante para o ramo de ficção científica que se formou, adotando os ângulos de câmera dramáticos, as sombras e os contrastes, e principalmente nos filmes de terror, a vontade de chocar o público com seu conteúdo desesperador e a angústia de maneira crescente e assustadora. Com set pouco realistas, maquiagens e figurinos exagerados, a preocupação estética era pouca ou quase nenhuma.

Querer representar o mundo com uma maneira diferente da realidade impactou o cinema, influenciando diversos cineastas, com suas técnicas expressionistas, que foram posteriormente adaptados por diretores norte-americanos e incorporadas em muitos filmes de Hollywood.

Os filmes expressionistas alemães não apenas sintetizavam o contexto sociopolítico no qual foram criados, como também trabalhavam problemas modernos de autoaceitação e identidade, expressando um pouco do que se passava na consciência coletiva da época.

_________________________
Por Bianca Viana – Fala! Faculdade Mauricio de Nassau – PE

Tags mais acessadas