Como o consumo de alguns chás regularmente pode melhorar sua saúde
Como o consumo de alguns chás regularmente pode melhorar sua saúde

Home > Lifestyle > Saúde > Como o consumo de alguns chás regularmente pode melhorar sua saúde

Todos os dias ao acordar fazemos nosso ritual diário, skin care, banho, nos vestimos para o trabalho ou faculdade e tomamos nosso café da manhã, muitos optam por bebidas mais fortes logo cedo, como o café, outros preferem bebidas mais leves, como suco e leite, mas muitas pessoas adoram consumir chás. Mas, afinal, vocês sabem o que é chá? e como o consumo deles pode melhorar sua saúde?

saúde
Os chás trazem diversos benefícios à saúde. | Foto: Reprodução.

O consumo de chás pode melhorar sua saúde

O chá é uma bebida bastante diversificada e apreciada por muitas pessoas e vai muito bem em várias ocasiões, como cafés da manhã e lanches da tarde, porém a maioria das pessoas não conhece ou tem receio de experimentar, mas os chás podem trazer grandes benefícios para a saúde.

O hábito de tomar chá é um dos mais antigos do mundo, em muitas histórias pode-se encontrar passagens e que, nelas, a bebida está presente e em muitos povos antigos já havia o conhecimento de algumas vantagens para a saúde, e usavam em tratamento de doenças ou combater seus sintomas.

O consumo de chá afeta os hormônios reguladores em nosso organismo, como a dopamina, serotonina, cortisol, entre outros que são responsáveis pelas sensações de prazer e bem-estar, apenas algumas xícaras por dia podem ajudar bastante em casos de estresse, insônia, desintoxicação sanguínea e outas enfermidades que podem vir a aparecer.

Nossas células estão em constante renovação e quando uma célula morre, outra é criada instantaneamente para substituir a morta. Um fator que faz com que as células se deteriorem mais rápido são os chamados radicais livres, sendo responsáveis por esse processo de deterioração celular. Para diminuir esse processo, o organismo precisa consumir antioxidantes, e isso os chás têm de sobra, eles são ricos em antioxidantes que são uma arma fundamental contra o envelhecimento do nosso organismo.

Benefícios dos chás

Agora vou dar algumas dicas sobre os chás mais populares e quais são os seus benefícios. Um exemplo é o chá verde, que ajuda na redução e inibição do colesterol LDL, chamado de “colesterol ruim”, por isso alguns nutricionistas recomendam ele em dietas para a perca de peso.

Chá verde
Chá verde. | Foto: Reprodução.

Os chás também reduzem a chance de ocasionar problemas cardiovasculares em quem os consomem. O chá verde e o chá preto atrelados a uma alimentação saudável e exercício físico combatem esse problema que afeta diretamente o sistema circulatório e nervoso, atualmente a causa principal de morte em todo o mundo.

Para as pessoas com a pressão arterial elevada (a famosa pressão alta) o consumo do chá de hibisco é uma boa alternativa para o controle, pois o seu grande poder diurético facilita no equilíbrio da pressão e elimina líquidos desnecessários no organismo.

Para consumir um bom chá, você deve optar por ervas naturais. Caso não encontre outra alternativa, opte pelos sachês que são facilmente encontrados no mercado. Ao chegar em casa, coloque uma panela no fogão com 250 ml de água, espere abrir fervura e coloque o sachê ou as ervas naturais na água de 2 a 5 minutos, espere esfriar e pode saborear à vontade o seu chá

Lembrando que todo o consumo em excesso pode causar complicações futuras, os chás não substituem os profissionais da saúde. Então, antes de qualquer consumo, consulte o seu nutricionista e aproveite os seus chás em qualquer hora do dia.

Por Lucas Miranda – Fala! Universidade Federal do Tocantins