Para quem está em um processo de emagrecimento, ingerir frutas, verduras e legumes é extremamente importante. A saciedade que este tipo de alimento fornece é necessária para que não exista fome no processo de perda de gordura, além de muitos outros benefícios. Confira como fazer uma salada variada com o mínimo de calorias possíveis!

Primeiro, é necessário identificar alguns termos, pois muita gente ainda confunde o significado de verduras e legumes. Verduras são todas as hortaliças em que a parte comestível são, basicamente, as flores e folhas. Já nos legumes, a parte comestível são os frutos ou as sementes.

As verduras têm um baixo teor de carboidratos e são pouco calóricas. Além disso, são compostas por micronutrientes como vitaminas e minerais. Assim, são boas opções para as saladas com menos calorias. Elas também tem o nome de hortaliças, pois normalmente são cultivadas em hortas.
Alguns exemplos de hortaliças são folhas como agrião, rúcula, alface, couve, acelga e espinafre. Inicie a sua salada com a combinação destes ingredientes. O espinafre, por ter um gosto mais forte, pode ser acrescentado no omelete.
A couve-flor e o brócolis também são alguns exemplos de verduras. Para aproveitar melhor os nutrientes, opte por prepará-los no vapor, pois ao cozinhar, algumas propriedades são perdidas. Se quiser armazenar por mais tempo, corte os “buquês”, coloque em sacos e congele. Tire o necessário para o consumo, coloque no vapor, e está pronto! O mesmo você pode fazer com as folhas de espinafre, mas ao invés de colocar no vapor, faça refogada, no omelete, em tortas ou até mesmo crepes.
Invista em frutas
Algumas frutas têm menos calorias, ou seja, uma densidade nutricional maior. Aposte em opções hipocalóricas como morango, carambola, maçã, kiwi, melão e pera.

Além de fornecerem um sabor especial à refeição, complementam com mais fibras, vitaminas e minerais. Se a intenção é manter a salada com a menor quantidade de calorias possíveis, adicionar oleaginosas como nozes ou outros tipos de castanhas não é uma boa alternativa. Isto porque são alimentos com um alto valor energético para uma pequena porção.
Para temperar

Opte por temperar com limão e vinagre. Utilize o azeite com cautela, pois é uma fonte de gordura também calórica caso usada sem moderação. Evite os molhinhos prontos para salada: eles contêm ingredientes nada saudáveis como açúcar, óleo e outros conservantes, que acabam somando calorias extras.
Referências: Significados