Como estudar TI em 2021: dicas para seguir carreira Como estudar TI em 2021: dicas para seguir carreira
Como estudar TI em 2021: dicas para seguir carreira

Home > Notícias > Mercado > Como estudar TI em 2021: dicas para seguir carreira

Se você deseja aprender como estudar TI em 2021 e mudar totalmente o rumo da sua vida profissional, então irá precisar de algumas dicas.

Sendo essa uma área muito promissora, com diversos setores e muitas oportunidades, aqueles que forem qualificados possuem alta taxa de empregabilidade, já que é um setor do mercado brasileiro que possui enorme carência de bons profissionais.

Por isso, para que você possa conquistar o seu espaço, separamos uma variedade de ideias que o permitirão estudar TI da maneira correta e garantir o seu espaço no futuro.

Aproveite e boa leitura!

TI
Como estudar TI em 2021: dicas para seguir carreira. | Foto: Reprodução.

Como estudar TI em 2021?

Iniciar seus estudos para entrar na área de TI em 2021 pode ser uma ótima decisão, principalmente se a tecnologia é algo que te atrai e te mantém interessado.

Segundo a Associação Brasileira de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM), nos próximos anos, haverá uma grande falta de profissionais no setor, e entre os que existirem, ainda haverá ausência da mão de obra qualificada.

Como estudar TI sozinho pode ser, sim, um grande desafio, aqui estão algumas dicas que facilitarão este processo e o permitirão começar seus passos dentro do setor. Ao começar por:

Escolha o curso certo

Um curso de TI não envolve apenas aprender a fazer manutenção em computadores. A área é extremamente ampla, apresentando diversas opções diferentes que desafiam os profissionais do mercado diariamente, obrigando estes a sempre estarem atualizados.

Se está com dúvida sobre iniciar uma carreira em TI, por onde começar e o que fazer para se tornar um bom profissional, é preciso, antes de tudo, procurar e saber qual o curso certo para você.

As opções vão muito além de lidar com sistemas operacionais, englobando segurança da informação, desenvolvedor web, análise e desenvolvimento de sistemas, business intelligence e muitos outros.

Além disso, preocupe-se com os diferenciais que o curso pode lhe oferecer. O Cobit 5, por exemplo, oferece toda uma estrutura voltada para TI corporativa, indo desde a gestão até melhorias de integração da segurança da informação em uma empresa.

Cada local será capaz de guiá-lo em direções diferentes. Informe-se sobre uma quantidade interessante de opções, e então procure algum curso de TI que lhe pareça interessante.

Dedique-se aos estudos

De nada adianta querer se tornar um bom profissional se você não se dedicar aos estudos. A área exigirá múltiplos conhecimentos diariamente. Um profissional bem formado possui a base necessária para que, ao menos, consiga enxergar algumas soluções para os desafios propostos diariamente.

Além disso, se você é totalmente leigo no assunto, saiba que o desenvolvimento de uma lógica consistente é crucial para todos aqueles que estão inseridos no mercado, sendo um pré-requisito para desempenhar outros papéis.

Um curso de TI, seja esse rápido ou profissionalizante, terá, em um de seus primeiros módulos, diversos problemas relacionados à lógica e aplicação de algoritmos simples para que o aluno desenvolva um bom raciocínio.

Aprenda inglês

Infelizmente, não possuímos uma grande referência no setor tecnológico brasileiro. Além disso, boa parte do conteúdo utilizado no dia a dia de um profissional formado em Tecnologia da Informação irá necessitar, ao menos, de um nível intermediário de inglês.

Praticamente todos os termos da área são nessa língua, indo desde abreviações, como a memória RAM, a conceitos mais complexos.

Além disso, muitas ferramentas do mercado também usam dessa linguagem. Ter inglês deixou de ser um diferencial e passou a ser uma obrigatoriedade.

Seja curioso

Como estudar TI sozinho ou em um curso não dependerá única e exclusivamente dos materiais disponíveis para leitura e exercício, a curiosidade será outra característica essencial para que aprenda mais e se desenvolva profissionalmente.

Um bom profissional explora as opções, busca por conhecimento e desenvolve diferentes soluções para múltiplos problemas. Ser curioso o fará sempre se manter atualizado sobre as novidades do mercado, assim como procurar por soluções ainda mais funcionais do que as que já foram desenvolvidas.

Programe

Não existe um lugar, na atualidade, que contrate alguém para a parte de Tecnologia da Informação que nunca tenha programado. Mesmo em casa, qualquer pessoa pode ter acesso a um ambiente. Para os programadores web, os próprios navegadores contam com um console onde você pode praticar.

Programação é essencial para que você consiga trabalhar e desenvolver a lógica, sendo uma parte crucial do seu estudo. Ademais, é a partir do programador onde o salário no setor começa a realmente ficar interessante.

Por Diego Andrade – Fala! Senac