Como as pedras nos rins são formadas?
Menu & Busca
Como as pedras nos rins são formadas?

Como as pedras nos rins são formadas?

Home > Lifestyle > Saúde > Como as pedras nos rins são formadas?

Ter pedras nos rins é um problema que acomete boa parte da sociedade. Estima-se que, aproximadamente, 13% da população mundial apresente cálculos renais. No Brasil, esse índice chega a 5%, de acordo com a Associação Brasileira de Urologia.

Como as pedras nos rins são formadas?
Como as pedras nos rins são formadas?| Foto: Reprodução.

A dieta é um fator importantíssimo no controle da doença: para evitar a cristalização dos sais, o organismo precisa de água. Então parece clichê, mas é importante ingerir bastante dessa bebida.

Como as pedras são formadas basicamente por cálcio, há uma ideia de que parar de consumir o mineral seja positivo. Mas não é bem assim. No intestino existe uma grande quantidade de oxalato. Quando ele está sozinho, ou seja, sem o cálcio, acaba partindo para o sistema urinário, onde é formada a pedra. Caso o indivíduo tenha um consumo correto de cálcio, a sua junção com o oxalato já ocorre no intestino, dando origem a um complexo solúvel que será eliminado pelas fezes. Alimentos com alto teor de oxalato como espinafre, nozes, pimenta e chá preto exigem moderação.

Como as pedras nos rins são formadas?
Pimenta pode conter oxalato

Alguns especialistas recomendam ainda cuidado com os suplementos de cálcio. O mineral é importante para o organismo, mas a suplementação só pode ser feita com recomendação médica. Do contrário, a sobrecarga pode resultar no problema renal.

Tags mais acessadas