Como a Peste Negra influenciou a moda da Idade Média?
Menu & Busca
Como a Peste Negra influenciou a moda da Idade Média?

Como a Peste Negra influenciou a moda da Idade Média?

Home > Lifestyle > Saúde > Como a Peste Negra influenciou a moda da Idade Média?

O século XIV, compreendido entre 1301 e 1400, foi um dos períodos mais controversos e difíceis na história da humanidade terrestre. Estando presenta na Idade Média, o tempo demarcado trouxe à sociedade graves situações, dentre elas as revoltas camponesas, a Guerra dos 100 anos e, principalmente, a Peste Negra, a qual matou 25 milhões de pessoas na Europa, um terço da então população do Velho Continente.

Peste Negra
Cenário assustador com várias mortes pela Peste Negra. | Arte: WikimediaCommons.

A falta de higiene pessoal e coletiva era tradicional nas populações mais antigas, sendo a pulga do rato, acometida pela bactéria Yersinia pestis, a responsável por inúmeras fatalidades funcionais no corpo humano. Acredita-se que tal doença se espalhou pelo mundo, principalmente na Eurásia, através da Rota da Seda, pelo grande número de roedores que viajavam junto aos navios mercantes.

Peste bubônica
Imagem microscópica do grande causador da calamidade. | Foto: MicrobeWiki.

Com seu registrado de 1347 a 1351, o mundo da época parou seu tempo em casa, evitando se proliferar nas ruas, cujo saneamento básico não tinha níveis mínimos aceitáveis: as localidades viviam inundadas, repletas de animais em espécie, favorecendo a concentração de parasitas.

Para uma sociedade predominantemente católica, na Idade das Trevas, figuras sacras da Igreja não conseguiam explicar a sucessão de fatos, visto que muitos padres também foram dizimados pela doença.

E quanto à moda durante a Peste Negra?

Durante o apogeu da calamidade, muitas pessoas preferiram entrar em quarentena para evitar o contágio com os agentes transmissores, seja nas ruas ou tendo contato com pessoas contaminadas. Na época, já surgiam as primeiras “máscaras”, com bico de aves, para médicos diferenciarem e afastarem pessoas infectadas umas das outras.

moda
População utilizando roupas longas e máscaras. | Arte: WikimediaCommons.

Também se atribui a esse período uma maior variedade no modelo de saias, as quais cobriam todo o corpo. Relatos históricos colocam as inúmeras mortes como causadoras de um vasto número de heranças obtidas, principalmente na nobreza, gerando uma grande ostentação de roupas e joias.

Outro elemento fundamental foi, no período em domicílio, a variedade de pessoas trocando seus costumes, buscando roupas radiantes e alegres, em detrimento do fúnebre cenário de contaminação da Peste Negra.

_______________________________
Por Luiz Henrique Marcolino Cisterna – Fala! Anhembi

Tags mais acessadas