Coma mais proteínas com a levedura nutricional
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Coma mais proteínas com a levedura nutricional

Coma mais proteínas com a levedura nutricional

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Seja para pessoas vegetarianas ou não, a levedura nutricional, também chamada de Nutritional Yeast, é uma excelente opção para o consumo de proteínas. Com ela, ficará muito mais fácil ingerir a quantidade recomendada do macronutriente no seu dia.

Coma mais proteínas com a levedura nutricional
Você pode adicionar a levedura nutricional em sopas e caldos

Não confunda este alimento com a levedura usada na fabricação de pães, pois podem ser adicionados minerais e vitaminas em sua produção, o que o difere bastante. Ela também contém proteínas de alto valor biológico, fibras e antioxidantes.

A levedura nutricional pode ser encontrada em sabores como queijo parmesão, salsa, cebola, carne, entre outros. O indicado é adicionar às sopas, aos omeletes, ao arroz, ao feijão ou outro prato de sua preferência.

As vitaminas do complexo B presentes no produto também merecem destaque, principalmente a B12: vegetarianos e veganos costumam apresentar uma deficiência neste micronutriente, mas nada que não possa ser ajustado com a alimentação.

Confira abaixo uma tabela nutricional deste tipo de levedura, assim ficará mais fácil incluí-la na sua alimentação diária! Entretanto, não deixe de observar os componentes e valores de uma marca para a outra, pois podem sofrer alterações.

Informação Nutricional15 g de levedura nutricional
Calorias45 kcals
Proteínas8 g
Carboidratos8 g
Lipídeos0,5 g
Fibras4 g
Vitamina B19,6 mg
Vitamina B29,7 mg
Vitamina B356 mg
Vitamina B69,6 mg
Vitamina B127,8 mcg
Vitamina B9240 mcg
Cálcio15 mg
Zinco2,1 mg
Selênio10,2 mcg
Ferro1,9 mg
Sódio5 mg
Magnésio24 mg
Tabela retirada do site www.tuasaude.com

A importância das vitaminas do complexo B

A vitamina B12, citada anteriormente, juntamente com a vitamina B9, “trabalha” para produzir glóbulos vermelhos no sangue, auxiliando o ferro a criar a hemoglobina (proteína que transporta o oxigênio). Alimentos de origem animal como ovos, peixes, mariscos e carnes são fonte do micronutriente, por isso, muitos veganos ou vegetarianos acabam optando por suplementá-la.

Para saber mais sobre as funções de cada vitamina do complexo B, não deixe de conferir clicando aqui!

Referências: DRI DIETARY REFERENCE INTAKES FOR Thiamin, Riboflavin, Niacin, Vitamin B6, Folate, Vitamin B12, Pantothenic Acid, Biotin, and Choline.

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