Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Coletivo Afro Mack Realiza Protesto no Mackenzie e Denuncia Atitudes Racistas

E mais uma vez a história se repete. Como se fosse algo normal, os alunos negros que estudam no Mackenzie passaram mais uma vez por um episódio que envolve o racismo.

captura-de-tela-2016-10-25-as-03-10-11

Como providência, o coletivo Afro Mack mobilizou uma passeata pelo campus de Higienópolis com gritos que diziam “Ei Racista, Preto também é Mackenzista!” – com o intuito de mostrar pra todo mundo o que está acontecendo dentro da universidade.

Um representante do Mackenzie apareceu para conversar com o coletivo depois do ato, mas a conversa não foi muito produtiva.

dsc08780

Nós também conversamos com a aluna Michelle Carvalho, que cursa psicologia. Ela nos contou o seguinte acontecimento com uma professora da universidade:

“Uma das minhas professoras levantou em sala de aula a questão de que o ‘politicamente correto’ está exagerado, que o nosso movimento negro está trazendo muita agressividade, e que ela sente uma repressão por isso. Neste momento, eu levantei a minha mão e falei pra ela que essa agressão por parte dos coletivos não existe, e que nós fomos oprimidos durante toda a história do Brasil. Nós apenas queremos trazer a consciência para essas pessoas, por que não podemos mais aceitar esse descaso, esse ‘çale-se’ por parte da sociedade. A professora ainda respondeu a minha colocação com o argumento de que os oprimidos estão querendo se tornar opressores, e que nós somos vitimistas. Isso causou um impacto muito grande em mim, por que eu estava totalmente exposta e ninguém ficou do meu lado.”

Talvez um dia nós vamos conseguir enxergar um Mackenzie sem preconceitos, mas por enquanto, é necessário que os coletivos e os alunos se mobilizem para colocar a mudança em pauta.

clip6-quadro001

Por: Marcelo Gasperin  – Fala! Universidades