Menu & Busca
As instruções de Cláudio Zaidan – Palestra no Mackenzie

As instruções de Cláudio Zaidan – Palestra no Mackenzie


Por Giulia Fantinato – Fala!MACK

Em passagem pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, o comentarista esportivo dá bons conselhos aos alunos.

“Muitas vezes nós somos escravos da nossa opinião, como se mudá-la, reconhecer o erro, reconhecer uma avaliação errada, fosse perder prestígio”. Em palestra no curso de jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie no dia 17 de abril de 2018, Cláudio Scaff Zaidan, comentarista esportivo da Rádio Bandeirantes, aconselhou os futuros profissionais da área. O radialista falou sobre esporte, mas também conversou com os estudantes sobre assuntos muito pautados no meio, como as fake news.

“Fake news são antigas, só que hoje elas são absurdamente rápidas, estão em tantos lugares. A nossa obrigação é ser o antídoto às mentiras do poder”, conta o radialista, que papeou com o professor Vanderlei Dias de Souza, mediador da mesa. Cláudio compartilha que a notícia falsa mais perigosa não está no Facebook e, sim, nos meios em que normalmente confiamos. “Não é o jornalista que está mentindo, o que chega a ele é falso, ele apenas reproduz”.

Ao contar que o fato é o seu parâmetro, ele transmite a mensagem de que o jornalista vai lidar com choque de interesses, com pressões econômicas, políticas e financeiras e muitas vezes as suas próprias pressões e para isso demonstra a necessidade de se colocar o que chama de parâmetro.

“Eu tenho de perseguir a verdade do fato e se ao brigar por isso eu colocar em risco o meu emprego, eu colocarei”.

Entre perguntas de alunos e antigas lembranças, sua passagem espalhou esperança e influenciou a forma de pensar de muitos dos que, no futuro, exercerão a sua profissão.

 

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

0 Comentários

Tags mais acessadas