Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
CineSolar: um novo jeito de enxergar a vida!

CineSolar: um novo jeito de enxergar a vida!

Por: Igor de Lima Pinto e Bruna Miato – Fala! Cásper

 

Em meio ao mundo em que questões importantes são deixadas de lado, o CineSolar se apresenta como uma resposta a essa realidade apressada de nossa contemporaneidade, uma vez que traz simultaneamente o resgate da cultura e o pensamento crítico sobre a sustentabilidade.

Evento do Cinesolar em Fartura - vilarejo sem luz elétrica - crédito da foto para Israel Barreto

A organização é responsável por realizar, ao redor do país, exibições gratuitas de filmes brasileiros e de curta metragens com enfoque ambiental, utilizando apenas energia solar. O grupo conta com duas vans, em que carregam 100 cadeiras, mesa edição, mesa de luz, tela de cinema e placas solares para a execução dos eventos.

Foto VAN

Cynthia Alario, a idealizadora do projeto, conta que a ideia surgiu em um encontro de cinema da América Latina em 2010, onde tomou conhecimento que existia uma ideia parecida que acontecia na Holanda, acabando por influenciá-la na confecção do projeto. Logo em seguida volta para o Brasil com o intuito de encontrar parceiros para tal, e faz um convite para a “SemeArte” e a “Associação de Arte” – a partir disso, surge em 2013 o CineSolar –  atualmente vinculado com a empresa Brazucah.

FOTO Cynthia

O grupo é financiado por leis de financiamento à cultura federais e estaduais, e assim o projeto é levado para aldeias indígenas, comunidades, zonas periféricas e até mesmo cidades onde nem luz elétrica existe. Contém um público de idade variada – desde crianças até idosos que se interessam em participar das exibições.

FOTO PÚBLICO

Além de curtas-metragens sobre a temática, o projeto reproduz alguns clássicos do cinema brasileiro. Desde o início até os dias atuais, o CineSolar já rodou todo o Brasil, sendo mais de 200 cidades e 70 mil espectadores ao todo, passando por diversas situações inusitadas.

Cynthia também afirma que grande parte das pessoas se surpreendem com a possibilidade de realizar algo assim, que é movido apenas de energia solar:

“Nossa missão é tentar mostrar como é possível um mundo melhor, conectando a arte com a  sustentabilidade. No momento em que o espaço de apresentação é montado, nossa van vira uma sala de aula”.

Foto FONTE SOLAR

Nos dois automóveis utilizados, observa-se dois tipos de desenhos grafitados: um retrato caricato indígena, resgatando a ancestralidade, e outro referindo-se à natureza – “Vivenciando o passado, olhando para o futuro” – define por completo a estação móvel de arte.

FOTO VAN 2

 

Muito além dos filmes

Durante os eventos acontecem também a Eco Estúdio Solar – exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar Tupã e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em energia elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.

Na maioria das cidades, acontece também, no período da manhã ou da tarde, o  Oficinema Solar (Oficina de Cinema), eventos fechados, voltados para as crianças.

Clique AQUI e acesse o site do CineSolar

Clique AQUI e acesse a página oficial do CineSolar no Facebook

 

Confira também:

– 4 razões para você ir na exposição sobre Anita Malfatti, no Museu da Arte Moderna de SP

Horta das Corujas – um espaço coletivo para plantar alimentos em São Paulo

0 Comentários

Tags mais acessadas