Cinema nacional: veja cinco filmes brasileiros premiados
Cinema nacional: veja cinco filmes brasileiros premiados

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Cinema nacional: veja cinco filmes brasileiros premiados

De O Pagador de Promessas (1962) a Bacurau (2019), as obras do cinema brasileiro sempre marcaram premiações dentro e fora do país. O histórico frequente de indicações e prêmios reflete a consistência e a qualidade dos filmes nacionais, seja em termos técnicos ou de conteúdo.

Ao falar de filmes brasileiros que já foram premiados, é quase impossível não mencionar clássicos como O Auto da Compadecida, Cidade de Deus e Central do Brasil. No entanto, vale a pena conferir outras cinco obras que foram reconhecidas em premiações ao redor do mundo e em território nacional.

Filmes brasileiros premiados

O Menino e o Mundo

filmes brasileiros
O Menino e o Mundo. | Foto: Reprodução.

Aclamado pela crítica e indicado à categoria de melhor animação no Oscar de 2016, o filme de Alê Abreu conta a história de um menino da zona rural que vê o pai deixar a família e partir em busca de melhores oportunidades na cidade grande. Abalado, o menino decide ir atrás do pai, deparando-se com as mazelas de uma sociedade marcada pela desigualdade.

Delicado e sutil como a ingenuidade das crianças, ao mesmo tempo em que traça críticas ao retrato da sociedade capitalista, o filme recebeu inúmeros prêmios, dentre eles o de melhor animação no Annie Awards, considerado o Oscar da animação.

Cine Holliúdy

filmes brasileiros premiados
Cine Holliúdy. | Foto: Reprodução.

Ambientado em uma cidade do interior do Ceará durante o início da década de 1970, a trama acompanha Francisgleydison em uma jornada para manter nos habitantes da cidade a paixão pelo cinema, em uma época em que a televisão se tornava popular.

A comédia, que não contou com grande suporte financeiro, conquistou tanto o público quanto a crítica, garantindo os prêmios de Melhor Longa Metragem de Comédia e Melhor Longa de Ficção, categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Bicho de Sete Cabeças

melhores filmes brasileiros
Bicho de Sete Cabeças. | Foto: Reprodução.

Uma das obras mais aclamadas do cinema nacional, Bicho de Sete Cabeças conquistou diversos prêmios no Festival de Brasília, no Festival de Recife, no Grande Prêmio de Cinema Brasileiro.

O drama retrata a relação conturbada entre pai e filho, resultado de um conflito de crenças e de gerações. Como resultado, Neto é enviado pelo pai a um manicômio, onde inicia uma amarga jornada em um sistema tão problemático quanto sua própria família.

Como Nossos Pais

Como Nossos Pais. | Foto: Reprodução.

Assim como Bicho de Sete Cabeças, Como Nossos Pais é um filme dirigido por Laís Bodanzky e conta a história de Rosa, uma mulher que tenta conciliar o papel de mãe, filha, esposa e profissional ao mesmo tempo em que precisa lidar com uma revelação que muda sua percepção sobre si mesma e sobre suas escolhas.

A obra da aclamada roteirista emplacou vitórias no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e no Festival de Cinema de Gramado.

A Vida Invisível

A Vida Invisível, um dos filmes brasileiros mais aclamados atualmente. | Foto: Reprodução.

Representante do Brasil no Oscar 2020, a história de A Vida Invisível se passa na cidade do Rio de Janeiro durante a década de 1950, época em que as irmãs Guida e Eurídice são separadas pelos caminhos que escolhem para realizar seus sonhos e driblar o regime patriarcal vigente na família e na sociedade como um todo.

Inspirado na realidade vivida por tantas mulheres, a obra de Karim Aïnouz já garantiu vitórias no Grande Prêmio de Cinema Brasileiro, no Festival de Cannes e no Festival de Cinema do Panamá.

Por Millena Paz – Fala! UFPE