De O Pagador de Promessas (1962) a Bacurau (2019), as obras do cinema brasileiro sempre marcaram premiações dentro e fora do país. O histórico frequente de indicações e prêmios reflete a consistência e a qualidade dos filmes nacionais, seja em termos técnicos ou de conteúdo.
Ao falar de filmes brasileiros que já foram premiados, é quase impossível não mencionar clássicos como O Auto da Compadecida, Cidade de Deus e Central do Brasil. No entanto, vale a pena conferir outras cinco obras que foram reconhecidas em premiações ao redor do mundo e em território nacional.
Filmes brasileiros premiados
O Menino e o Mundo

Aclamado pela crítica e indicado à categoria de melhor animação no Oscar de 2016, o filme de Alê Abreu conta a história de um menino da zona rural que vê o pai deixar a família e partir em busca de melhores oportunidades na cidade grande. Abalado, o menino decide ir atrás do pai, deparando-se com as mazelas de uma sociedade marcada pela desigualdade.
Delicado e sutil como a ingenuidade das crianças, ao mesmo tempo em que traça críticas ao retrato da sociedade capitalista, o filme recebeu inúmeros prêmios, dentre eles o de melhor animação no Annie Awards, considerado o Oscar da animação.
Cine Holliúdy

Ambientado em uma cidade do interior do Ceará durante o início da década de 1970, a trama acompanha Francisgleydison em uma jornada para manter nos habitantes da cidade a paixão pelo cinema, em uma época em que a televisão se tornava popular.
A comédia, que não contou com grande suporte financeiro, conquistou tanto o público quanto a crítica, garantindo os prêmios de Melhor Longa Metragem de Comédia e Melhor Longa de Ficção, categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
Bicho de Sete Cabeças

Uma das obras mais aclamadas do cinema nacional, Bicho de Sete Cabeças conquistou diversos prêmios no Festival de Brasília, no Festival de Recife, no Grande Prêmio de Cinema Brasileiro.
O drama retrata a relação conturbada entre pai e filho, resultado de um conflito de crenças e de gerações. Como resultado, Neto é enviado pelo pai a um manicômio, onde inicia uma amarga jornada em um sistema tão problemático quanto sua própria família.
Como Nossos Pais

Assim como Bicho de Sete Cabeças, Como Nossos Pais é um filme dirigido por Laís Bodanzky e conta a história de Rosa, uma mulher que tenta conciliar o papel de mãe, filha, esposa e profissional ao mesmo tempo em que precisa lidar com uma revelação que muda sua percepção sobre si mesma e sobre suas escolhas.
A obra da aclamada roteirista emplacou vitórias no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e no Festival de Cinema de Gramado.
A Vida Invisível

Representante do Brasil no Oscar 2020, a história de A Vida Invisível se passa na cidade do Rio de Janeiro durante a década de 1950, época em que as irmãs Guida e Eurídice são separadas pelos caminhos que escolhem para realizar seus sonhos e driblar o regime patriarcal vigente na família e na sociedade como um todo.
Inspirado na realidade vivida por tantas mulheres, a obra de Karim Aïnouz já garantiu vitórias no Grande Prêmio de Cinema Brasileiro, no Festival de Cannes e no Festival de Cinema do Panamá.
__________________________
Por Millena Paz – Fala! UFPE