Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
Cine Belas Artes tem, novamente, seus dias contados

Cine Belas Artes tem, novamente, seus dias contados

Por Mariana Pastorello – Fala!Cásper

Na última terça-feira, 26, o Cine Caixa Belas Artes declarou o fim da colaboração financeira da Caixa Econômica Federal para o estabelecimento. O contrato, que se encerrou em 31 de dezembro de 2018 ainda não teve resposta para sua renovação, fazendo com que o Belas Artes tenha dois meses para buscar novo patrocínio.

A seguir, comunicado do Belas Artes:

’’A proposta de renovação enviada em meados de 2018, ainda não teve resposta formal da direção da empresa. Desta forma a partir desta quinta-feira, dia 28 de fevereiro, a pedido da gerência da empresa, o cinema não terá mais a marca Caixa junto a seu nome, voltando a se chamar CINE BELAS ARTES.’’

’’Nós da equipe do CINE BELAS ARTES agradecemos o apoio de todos os amigos. Este lugar especial, marco da cidade, seguirá sendo o templo do bom cinema e da diversidade! #VidaLongaAoBelas’’

Inaugurado em 1943, o cinema de rua localizado na Consolação, já teve diversos nomes como Cine Ritz e Cine Trianon. Até chegar em 1967, em que foi batizado de forma emblemática como Cine Belas Artes, conhecido assim até hoje. Sua clientela sempre apoiou filmes independentes e nacionais, sendo esse o foco de um dos cinemas mais famosos de São Paulo.

Mesmo em períodos turbulentos, como a Ditadura Militar, o cinema e seus apoiadores nunca deixaram de produzir e exibir suas obras, possuindo um rico histórico. Com a presença de Vladimir Herzog e Glauber Rocha o ambiente de discussões e apreciação se manteve em pé.

Porém, com a chegada dos anos 90, o acolhedor cinema foi à decadência e reaberto somente em 2004, e assim permaneceu até 2011, ano em que perdeu seu patrocínio do banco HSBC. Após três anos, com financiamento da Caixa Econômica Federal, o ambiente de escape das grandes produções cinematográficas voltou à ativa, reanimando os cinéfilos da região.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

Hoje, com a triste notícia do possível fechamento do cinema, a página do Facebook “Vamos ao cinema juntos?” propôs uma reunião de todos os amantes dos filmes e do Belas Artes para demonstrarem seu carinho por esse lugar, que passou a se tornar patrimônio cultura de São Paulo. O evento irá acontecer no dia 17 de Março de 2019.

0 Comentários