Chuva de granizo atinge regiões do sul do estado de Minas Gerais.
Chuva de granizo atinge regiões de Minas Gerais

Home > Notícias > Chuva de granizo atinge regiões de Minas Gerais

O cenário europeu de clima frio e de chuvas de granizo não é apenas a utopia de filmes ou que se reserva apenas a tal continente. No Brasil, o sul do estado de Minas Gerais presenciou uma chuva de granizo de aproximadamente 10 minutos.

Cidades como Andradas, Ipuiúna, Santa Rita de Caldas e Ibitiúra de Minas foram atingidas pela chuva de granizo, essa que prejudicou a agricultura e causou danos às plantações de café e lavouras de tomate, abobrinha e banana, principalmente em Ibitiúra de Minas, onde foi a mais afetada entre as regiões, segundo o jornal Estado de Minas Gerais.

chuvas de granizo
Chuva de granizo em regiões de Minas Gerais. | Foto: G1.

De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), na segunda-feira (17), a previsão de uma massa de ar fria na região do Paraná provocaria o declínio de temperatura na região Sul. Fenômenos como geadas foram citados pelo Instituto, que tem provocado instabilidade em boa parte do sudeste, como o sul de Minas Gerais, São Paulo e sul do Rio de Janeiro.

Além disso, o Instituto afirmou que a possibilidade da ocorrência, novamente, de chuva de granizo é remota, ou seja, pouco provável, conforme o jornal G1.

Formação da chuva de granizo

O granizo se caracteriza como um conjunto de partículas das quais passam do estado líquido para o sólido por conta da temperatura baixa. Essas partículas se formam na nuvem cumulonimbus, de formato vertical. No seu interior, o granizo se funde com outros e permanece em um ciclo dentro da nuvem movido através das correntes de ar.

Dessa forma, quanto mais pesado fica, maior é a sua resistência contra as correntes de ar, resultando nas quedas desses granizos na superfície.

Granizo
Granizo em pequena proporção na mão. | Foto: Último Segundo.

Áreas de possível ocorrência

Além de Minas Gerais, outros territórios do Brasil já foram atingidos pela chuva de granizo, como o estado de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e entre outros do Sudeste/Sul do país.

Contudo, o INMET não informou sobre possíveis áreas que sejam novamente atingidas pela chuva de granizo como a ocorrida na região sul de Minas Gerais.

Por Amanda Marques – Redação Fala!