Home / Colunas / CHOICE – O Movimento Que Visa Mudar o Modelo de Negócios no Brasil !

CHOICE – O Movimento Que Visa Mudar o Modelo de Negócios no Brasil !

Pra quem não conhece, o CHOICE é aquele tipo de iniciativa que carrega um propósito social, e que está diretamente ligado ao ambiente universitário. Este movimento, que acredita na capacitação do universitário, tem como principal objetivo desenvolver um novo costume no mundo dos negócios: empreender, gerar renda, e ainda contribuir com a população de baixa renda, vinculando e dividindo o lucro para a tentativa de solucionar problemas sociais.

Como a iniciativa é formada por universitários, ela acaba marcando presença em diversas instituições, tanto para divulgar o trabalho que eles realizam, quanto para fomentar a vontade de mudança por parte dos jovens universitários (assim como este artigo que você está lendo). Aliás, o próximo encontro realizado numa universidade será realizado no dia 19/05 (próxima quinta-feira), na FAAP, onde acontecerá mais uma edição do CHOICE DAY.

Para entendermos um pouco mais sobre essa responsabilidade, conversamos com a aluna Luana Hirata, participante ativa do movimento. Confira:

Fala!: O que o movimento estimula e qual é o seu objetivo final ?

Luana: O CHOICE incentiva os jovens a pensarem nas problemáticas da população de baixa renda no Brasil de forma mais empática, estimulando o perfil empreendedor, assim como a consciência a respeito dos problemas sociais.

Como embaixadores, o nosso objetivo é disseminar o conceito de Negócios de Impacto Social (NIS), principalmente, no meio universitário, mostrando que existem outras formas de fazer negócio no Brasil, além de incentivar os jovens a pensarem fora da caixa. Dessa forma, mais pessoas terão a possibilidade de saber que é possível criar negócios que causam impacto positivo na sociedade, ao mesmo tempo em que geram renda. Tanto que um dos nossos lemas é “Entre ganhar dinheiro e mudar o mundo, fique com os dois”.

Fala!: Como é possível fazer parte da equipe CHOICE?
Luana: Para fazer parte dessa rede incrível de jovens engajados é preciso, primeiro, ser universitário ou recém-formado e participar do processo seletivo, que acontece duas vezes por ano. As datas de início das inscrições são divulgadas na página do Facebook do CHOICE (clique AQUI e acesse) ou no site – www.choice.org.br. Depois disso, os selecionados participarão de uma formação de três dias com a ARTEMISIA, e começarão uma jornada de três meses, com desafios semanais e facilitação de workshops.

Fala!: Quais exemplos vocês podem nos dar de projetos que vocês já aceleraram ou desenvolveram?

Luana: O CHOICE não acelera nem desenvolve nenhum negócio, o movimento é responsável pela inspiração e capacitação de jovens nos conceitos de NIS. Todavia, a ARTEMISIA já acelerou diversos negócios que hoje são cases de sucesso, dentre eles, a Geekie (clique AQUI e acesse) com foco em educação, e o Dr. Consulta (clique AQUI e acesse) com foco no setor da saúde. Todavia, mais de 70 negócios já participaram da Aceleradora nos últimos três anos.

Fala!: Aonde o movimento CHOICE está presente? É um projeto nacional ou internacional?

Luana: O CHOICE é um movimento presente em todo o Brasil. Existem embaixadores e ex-embaixadores em todos os estados do Brasil.

Fala!: Sobre o CHOICE DAY, no que consiste o evento? É gratuito?

Luana: O CHOICE DAY é o dia em que toda a rede de embaixadores está unida com o mesmo propósito de impactar o maior número de jovens com o conceito de NIS (Negócio de Impacto Social). Basicamente, acontecem workshops e palestras do CHOICE simultaneamente em todo o Brasil. Todos as palestras e workshops são inteiramente gratuitos.

Fala!: Quem não for aluno da FAAP, conseguirá entrar no evento?

Luana: Claro! O evento é gratuito e aberto. Só chegar e se inspirar com os painéis incríveis que vão rolar.

cd arte

embaixas sp
Embaixadores CHOICE.

É isso. O maior aprendizado é de que devemos colaborar e estimular as mudanças sociais. Como o professor Rodrigo Arnout disse, nós não precisamos esperar séculos para que o governo tome suas providências – devemos colocar a mão na massa, desenvolver nossas ideias e para construir uma sociedade mais justa, mesmo sem deixar de lado a parte financeira.

Por: Marcelo Gasperin – Fala!M.A.C.K

Confira também

Elenco e produção da Globo relembram sucessos de 2017 e anunciam novela de tema medieval para 2018

Por Tatiane Vieira de Melo – Fala! Universidades   A sexta-feira da CCXP17 lotou as ...