Home / Colunas / Tudo sobre a Champions League 2018\2019

Tudo sobre a Champions League 2018\2019

Por Beatriz Cruz – Fala!Mack

 

Champions League sendo Champions League: a maior competição da temporada

Crédito da foto: Twitter oficial da competição (@ChampionsLeague)

O maior campeonato europeu e, possivelmente, o mais esperado da temporada, começará na terça-feira, dia 18 deste mês. O sorteio dos grupos foi realizado no dia 30 de agosto, junto com o anúncio do melhor jogador da temporada europeia, organizado pela UEFA. O prêmio foi disputado entre Mohamed Salah, atacante do Liverpool, Luka Modric, meio campista do Real Madrid, e Cristiano Ronaldo, que atualmente joga na Juventus, mas jogou a última temporada no Real Madrid. Quem ganhou foi o meio campista croata, que além de ganhar a Champions temporada passada, levou a Croácia para sua primeira final de Copa do Mundo na história do país.

A competição tem 32 times na fase de grupos, sendo que seis deles disputaram uma eliminatória antes dessa fase. Os outros 26 times são decididos em campeonatos disputados na temporada passada: os campeões da Champions e da Europa League, os quatro primeiros colocados das federações classificadas do 1° ao 4° lugar do ranking UEFA (Espanha, Alemanha, Inglaterra e Itália), os dois primeiros colocados das federações classificadas em 5° e 6° lugares (França e Rússia) e os primeiros colocados das federações classificadas entre o 7° e o 10° lugar (Portugal, Ucrânia, Bélgica e Turquia). Agora, veja quais são os grupos que os times vão começar a competição:

  • Grupo A: Atlético de Madrid, Borussia Dortmund, Monaco e Club Brugge
Crédito da foto: Twitter oficial do clube (@atletienglish)

Campeões da Europa League da temporada passada, o Atlético de Madrid conseguiu sua classificação para essa temporada da Champions. Eles também disputaram o campeonato na temporada passada, sendo eliminados ainda na fase de grupos. Na LaLiga, o time ocupa a 10° posição.

O Borussia Dortmund conseguiu a classificação porque terminou em quarto lugar da Bundeliga na temporada passada. O Borussia também não passou da primeira fase da Champions na temporada passada, em um grupo com Real Madrid, Tottenham e APOEL, do Chipre. No Campeonato Alemão permanece no quarto lugar.

O Monaco se classificou com o segundo lugar na Ligue 1 na temporada passada. Na temporada passada, ele ficou em último do grupo na Champions, onde disputava com Besiktas, Porto e RB Leipzig. Na temporada atual, o Monaco ocupa a 13° posição do Campeonato Francês.

Os belgas do Club Brugge se classificaram porque ganharam o Belgian Pro League, seu campeonato nacional. Na temporada passada, não disputou a Champions. Na temporada atual do Campeonato Belga, o time ocupa a primeira posição.

  • Grupo B: Barcelona, Tottenham, PSV Eidhoven e Internazionale
Crédito da foto: Twitter oficial do time (@FCBarcelona)

Eliminado nas quartas de final da Champions da temporada passada, o Barcelona conseguiu sua vaga após conquistar o título da LaLiga. Após ganhar o primeiro jogo por 4 a 1 em casa, perdeu o segundo jogo por 3 a 0 e a classificação ficou com a Roma pelo fator do gol fora de casa. Na temporada atual do Campeonato Espanhol, o time permanece em primeiro lugar .

O Tottenham se classificou por ter ficado em terceiro lugar na Premier League da temporada passada. Na Champions da última temporada, os ingleses fizeram uma grande fase de grupos, ficando em primeiro lugar no mesmo grupo do Real Madrid e do Borussia Dortmund. Porém, foram eliminados nas oitavas de final pela Juventus. Na atual temporada do Campeonato Inglês, os Spurs ocupam a quinta posição.

O clube holandês PSV Eindhoven conseguiu se classificar por conta do mata-mata disputado antes dessa fase de grupos. Ganhou o primeiro jogo de 3 a 2 e o segundo de 3 a 0 do time BATE, da Bielorrússia. Na temporada atual do Campeonato Holandês, é o primeiro colocado.

A Internazionale se classificou por ficar em quarto lugar na Serie A TIM. Na temporada passada, não passou da fase de grupos da Europa League. Na atual temporada, está no sétimo lugar do Campeonato Italiano.

  • Grupo C: Paris Saint-Germain, Napoli, Liverpool e Estrela Vermelha
Créditos da foto: Twitter oficial do clube (@PSGbrasil)

O PSG se classificou por ser o campeão da última Ligue 1. Na temporada passada da Champions, foi eliminado pelo Real Madrid nas oitavas de final. Na atual temporada do Campeonato Francês, permanece em primeiro lugar.

O Napoli conseguiu sua classificação porque ficou em segundo lugar da Serie A TIM. Na última edição da Champions, eles ficaram em terceiro lugar do grupo, se classificando para a Europa League. Na Europa League, caiu para o RB Leipzig antes das oitavas de final da competição. Na atual temporada do Campeonato Italiano, o time permanece em quinto lugar.

O Liverpool classificou com o quarto lugar na Premier League. Na última edição da Champions, foi até sua final e a perdeu do Real Madrid pelo placar de 3 a 1. Na atual temporada, está no primeiro lugar da competição.

O Estrela Vermelha foi classificado pelo mata-mata. Empatou o primeiro jogo em 0 a 0 e o segundo em 2 a 2, se classificando em cima do RB Saulzburg pelo fator dos gols fora de casa. Na Europa League, foi eliminado antes das oitavas de final, pelo CSKA Moscou. No Campeonato Sérvio, o time permanece em primeiro lugar.

  • Grupo D: Lokomotiv Moscou, Porto, Shalke 04 e Galatasaray
Créditos da foto: Twitter oficial do clube (@FCPorto)

O Lokomotiv Moscou está na Champions por ter ganhado o Campeonato Russo da temporada passada. Na Europa League, foi eliminado nas oitavas de finais para o Atlético de Madrid. Na temporada atual, permanece no oitavo lugar do Campeonato Russo.

O Porto se classificou por ganhar a Primeira Divisão da temporada passada. Na Champions passada, foi eliminado pelo Liverpool nas oitavas de final da competição. No Campeonato Português, está no quarto lugar.

No caso do Shalke 04, o time acabou em segundo lugar da Bundesliga. Na temporada passada, o time não participou nem da Champions League, nem da Europa League. Na temporada atual do Campeonato Alemão, o time permanece no 15° lugar.

O Galatasaray se classificou após ganhar o Campeonato Turco da temporada passada. Nela, não participou da Champions League ou da Europa League Na atual temporada, está no segundo lugar da Süper Lig.

  • Grupo E: Bayern de Munique, Benfica, Ajax e AEK Atenas
Créditos da foto: Twitter oficial do clube (@FCBayern)

O Bayern de Munique se classificou por ter ganho a Bundesliga passada. Na Champions League, caiu na semi final  do campeonato para o Real Madrid, perdendo o primeiro jogo, em casa por 2 a 1 e empatando o segundo em 2 a 2. Na atual temporada do Campeonato Alemão, o Bayern permanece na primeira posição.

O Benfica se classificou pelo mata-mata, onde eliminou o time grego PAOK empatando o  primeiro jogo em 1 a 1 e ganhou o segundo por 4 a 1. Na temporada passada, o time não passou da fase de grupo da Champions. Na Primeira Liga, o time permanece em primeiro lugar.

O Ajax também se classificou pelo mata-mata, passando pelo Dínamo de Kiev por um placar agregado de 3 a 1. Na temporada passada, não conseguiu passar para a fase de grupos, sendo eliminado em jogo contra o Nice. Na temporada atual do Campeonato Holandês, permanece na segunda posição.

O AEK Atenas é mais um que se classificou pelo mata-mata, derrotando o clube húngaro Videoton FC por 2 a 1 fora de casa e empatando o segundo jogo em 1 a 1. Na Champions passada, não conseguiu sua classificação à fase de grupos e caiu para o CSKA Moscou. Na Super Liga Grega, está em terceiro lugar.

  • Grupo F: Manchester City, Shakhtar Donetsk, Lyon e Hoffenheim
Créditos da foto: Twitter oficial do clube (@ManCity)

O Manchester City se classificou para a competição por ter sido o campeão da Premier League. Na Champions passada, o clube foi eliminado nas oitavas de final, em confronto contra o Liverpool. Na atual temporada do Campeonato Inglês, o City permanece em quarto lugar.

O Shakhtar Donetsk se classificou por causa do título do Campeonato Ucraniano na temporada passada. O time chegou até as oitavas de final da competição na temporada passada, caindo para a Roma. Na temporada atual do Campeonato Ucraniano, o time permanece na primeira posição.

O Lyon se classificou por conta de sua terceira posição na Ligue 1 da temporada 2017-2018.  Na Europa League passada, o time foi caiu nas oitavas de final para o CSKA Moscou. Porém, o título do Atlético de Madrid e a classificação do time com o segundo lugar na LaLiga deram a vaga direta para a fase de grupos para o Lyon. Na temporada 2018-2019 do Campeonato Francês, o Lyon permanece em oitavo lugar.

O Hoffenheim se classificou conquistando o terceiro lugar na temporada 2017-2018 da BundesLiga. Na Europa League passada, o clube não conseguiu passar da fase de grupos da competição. Na atual temporada do Campeonato Alemão, ele permanece no 10º lugar.

  • Grupo G: Real Madrid, Roma, CSKA Moscou e Viktoria Plzen
Créditos da foto: Twitter oficial do jogador (@SergioRamos)

O Real Madrid se classificou automaticamente por ter terminado o Campeonato Espanhol na terceira posição. Além disso, conquistou seu 13º título da Champions League, sendo que foi o terceiro seguido. Na atual temporada da LaLiga, o clube permanece na segunda posição.

A Roma se classificou por ter ficado com o terceiro lugar da Serie A TIM. Na Champions passada, foi uma das maiores surpresas ao chegar até as semi finais, após eliminar o Barcelona nas quartas. Na atual temporada do Campeonato Italiano, está na nona posição.

O CSKA Moscou se classificou por se sagrar vice-campeão do Campeonato Russo da temporada passada. Na Europa League de 2017-2018, caiu nas oitavas de final para o Arsenal. Na atual temporada do Campeonato Russo, o clube tem a sexta posição.

O Viktoria Plzen se classificou por ter se sagrado campeão do Campeonato Tcheco de futebol. Apesar da República Tcheca ser a 11° colocada no ranking de seleções da UEFA, o Real Madrid se sagrou campeão da Champions e também conseguiu sua vaga por meio da LaLiga. Por isso, o time foi classificado já para a fase de grupos desta edição. Na atual temporada do Campeonato Tcheco, eles permanecem em segundo lugar.

  • Grupo H: Juventus, Manchester United, Valencia e Young Boys
Crédito da foto: Twitter oficial do clube (@juventusfc)

A Juventus se classificou por ter sido campeã da Serie A TIM. Na temporada passada, o clube terminou sua trajetória na Champions nas quartas de final contra o Real Madrid.  Na atual temporada do Campeonato Italiano, o time está em primeiro lugar.

O Manchester United se classificou por causa da segunda colocação na Premier League passada. Na Champions, eles cairam nas oitavas de final para o Sevilla. Essa temporada da Premier League eles estão em 10° lugar.

O Valencia se classificou por ter terminado a LaLiga em quarto lugar. Na temporada passada, ele não participou da Champions League ou da Europa League. Na atual temporada do Campeonato Espanhol, permanece em 17°.

O Young Boys se classificou para a competição vencendo o duelo com o Dínamo de Zagreb com o placar agregado de 3 a 2 para os suíços. Na Europa League passada, foi eliminado ainda na fase de grupos.  No atual Campeonato Suíço, o time permanece em primeiro lugar.

A Champions League é o maior campeonato europeu e um dos mais esperados da temporada. Já em sua fase de grupos teremos grandes equipes se enfrentando, como   Barcelona X Tottenham, PSG X Liverpool e Juventus X Manchester United. Isso mostra que, não importando o que aconteça, vai ser emoção do começo ao fim.

Pode vir com tudo, Champions League sua linda!

Confira também

São Paulo: 40 anos do Centro Acadêmico Vladimir Herzog

A Entidade mais antiga da Faculdade Cásper Líbero recorda seus 40 anos de existência O ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *