Casamento Tradicional Muçulmano: cultura e curiosidades da cerimônia
Menu & Busca
Casamento Tradicional Muçulmano: cultura e curiosidades da cerimônia

Casamento Tradicional Muçulmano: cultura e curiosidades da cerimônia

Home > Entretenimento > Cultura > Casamento Tradicional Muçulmano: cultura e curiosidades da cerimônia

O casamento muçulmano, ou melhor, “Nikah” é um casamento comemorado entre duas pessoas de sexos opostos, levando em consideração os costumes da religião muçulmana. Os noivos têm um casamento civil que é obrigatório e acontece antes do casamento muçulmano. Após isso, os noivos podem desfrisar de várias comemorações. 

No casamento muçulmano, tem um contrato firmado diante de Allah, no qual o noivo deve ser obrigatoriamente da mesma religião, ou seja, união com uma pessoa ateia é proibida pelo Alcorão (livro sagrado da religião dos muçulmanos), porém pode ter união com uma mulher cristã ou judia. 

Compromissos do casamento

Casamento muçulmano
Casamento muçulmano. | Foto: Reprodução.

Os compromissos gerais do casamento muçulmano, em que os noivos devem cumprir são:

  • Respeito e amor entre os noivos é primordial, ou seja, é fundamental que os noivos se respeitem e se amem.
  • O diferencial é o comprometimento a certos preceitos, ou melhor, como qualquer outra religião, quando uma pessoa se casa dentro da tradição muçulmana, ela deve aceitar e respeitar certos preceitos do Alcorão.
  • Ter filhos é um dos objetivos do casamento. Assim, nenhuma forma de contracepção é autorizada, como, por exemplo, a inserção do DIU. E aborto é condenado. 
  • O divórcio não é banido pelo Alcorão, porém bastante desaconselhado. Isso porque em caso de um, pode ter “khoul”, que é uma quantia paga aos maridos que podem exigir das mulheres que pedirem o divórcio.

Festa na tradição muçulmana

Ao falar de festa, os muçulmanos não querem saber de economizar e celebram com muita pompa, muita dança, comida e alegria, que pode até durar dias. 

Na véspera do casamento, ocorre a cerimônia da Senna, onde as mãos e os pés da noiva são preenchidos com henna. Isso acontece, pois, na tradição muçulmana, é considerado como um ritual para dar sorte e símbolo de fertilidade.

A preparação da noiva acontece enquanto ela é acompanhada pelas mulheres da família, sendo assim, um momento de aproximação entre elas. 

O casamento pode acontecer na mesquita (igreja dos muçulmanos), mas também na casa dos pais da noiva. Na cerimônia, são realizadas diversas leituras de versos do Alcorão e a troca de consentimento entre os noivos. 

Uma curiosidade extra é que os noivos são bastante mimados no dia do casamento com muita alegria e podem usar até 7 trajes diferentes durante a comemoração. 

E segundo a tradição, homens e mulheres são separados durante as festividades, mas isso não é uma obrigação. Os noivos se encontram no fim da comemoração, às vezes, só 24 horas depois. 

__________________________________
Por Yasmin Ahmed Hatheyer – Fala! Mack

Tags mais acessadas