Carolina Maria de Jesus – Homenagem aos 104 anos da escritora

Por Maria Fernanda Favoretto – Fala!PUC

No dia 14 de março, o Instituto Moreira Salles, em São Paulo, foi palco de diversas manifestações artísticas para homenagear e comemorar a história da falecida escritora Carolina Maria de Jesus, que completaria neste mesmo dia 104 anos, a qual ficou famosa pelo seu livro “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, publicado em 1960, que rendeu a venda de mais de dez mil exemplares em apenas um mês e foi traduzido para mais de 15 idiomas.

O evento começou na parte da tarde com a participação de atores da companhia de teatro Os Crespos. Transitando pelo Instituto, interagindo com o público ao redor, atuando, cantando, tocando e dançando, os atores recitavam alguns trechos marcantes do livro da autora.

Na entrada do prédio, foram projetadas imagens de Carolina em sua trajetória profissional ao som de músicas que ela mesma compôs e gravou em 1961, um ano após a publicação de seu best-seller. O LP que contém suas músicas, 12 faixas ao todo, pertence ao Acervo José Ramos Tinhorão, que está sob a guarda do próprio Instituto Moreira Salles. As gravações estão disponíveis no site do IMS, na página Rádio Batuta.

Confira também:

– Refugiados no Brasil

Fábrica de Sonhos – Uma ONG criada por universitários

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como