Carambola faz mal à saúde?
Menu & Busca
Carambola faz mal à saúde?

Carambola faz mal à saúde?

Home > Lifestyle > Saúde > Carambola faz mal à saúde?

A carambola é uma fruta tropical, cítrica e com muitos benefícios à saúde, pois é antioxidante e contém vitamina C. Entretanto, ela apresenta uma grande quantidade de ácido oxálico, substância que pode fazer mal ao ser humano.

Carambola faz mal à saúde?
Foto retirada do site www.opas.org.br

Indivíduos com problemas renais devem evitar comer carambola, pois seus organismos são sensíveis e os rins não conseguem fazer a filtragem do componente tóxico. A rotina alimentar dessas pessoas deve ter uma ingestão de oxalatos diária que não deve ultrapassar 50 mg.

O cacau presente no chocolate também contém oxalato

Já pessoas saudáveis não devem se preocupar muito com o consumo da fruta, somente em não exagerar tanto. Os seus rins conseguem fazer a filtragem adequada do oxalato, que também está presente em alimentos como o cacau, o espinafre, a beterraba e o quiabo.

Quem já apresenta pré-disposição genética aos problemas renais também deve ficar atento. Uma pesquisa publicada pela PubMed mostrou que uma paciente diabética, que apresentava função renal normal, e com mais de 50 anos, desenvolveu uma lesão renal aguda (LRA) após consumir grande quantidade de suco de carambola de uma só vez.

Referências: PubMed

Tags mais acessadas