Campeonato Brasileiro: Jogadores com coronavírus podem jogar; entenda
Menu & Busca
Campeonato Brasileiro: Jogadores com coronavírus podem jogar; entenda

Campeonato Brasileiro: Jogadores com coronavírus podem jogar; entenda

Home > Notícias > Esporte > Campeonato Brasileiro: Jogadores com coronavírus podem jogar; entenda

No início de agosto, o Campeonato Brasileiro teve seu início marcado por polêmicas relacionadas ao protocolo de segurança do novo coronavírus. Todos os clubes da série A, B e C estão passando por adaptações e deverão seguir as novas determinações da CBF

A Confederação Brasileira de Futebol propôs um protocolo de segurança para o desdobramento do Campeonato Brasileiro. Entretanto, as normas propostas já foram submetidas às adaptações. Isso porque, logo na primeira rodada (08), alguns clubes tiveram desfalques devido à contaminação de alguns atletas.

Foi o caso do Goiás, que recebeu o diagnóstico positivo de nove jogadores horas antes da partida contra o São Paulo, em Goiânia. A diretoria do esmeraldino entrou com uma liminar no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e conseguiu o adiamento do jogo. O novo protocolo evitará que episódios como esse se repitam.

Campeonato Brasileiro
Jogadores do São Paulo aguardavam pelo time do Goiás; jogo foi adiado momentos depois. | Foto: Helber Gomes.

Campeonato Brasileiro: Jogadores com coronavírus podem jogar; entenda

Outra situação que esteve sob holofotes, na segunda rodada (12), foi a escalação de jogadores com o exame PCR positivo por parte do Atlético-GO – na partida contra o Flamengo, vencida por 3×0 pelos goianos. Segundo Jorge Pagura, diretor médico na CBF, a nova regra de contaminação indica que, após 10 dias de isolamento, a pessoa contaminada já pode se juntar ao grupo para treinamentos e jogos, mesmo que seu exame siga dando resultado positivo. A explicação para isso é que o risco de transmissão do vírus deixa de existir depois de cumprir o período determinado.     

Já na segunda divisão, metade dos jogadores do CSA contraíram a doença e o clube teve dois jogos adiados; as novas medidas da CBF valerão a partir da terceira rodada, e, a partir delas, a tentativa de evitar tantas contaminações. Por exemplo, o novo protocolo e pedirá o teste em todos os jogadores do elenco, e não só os atletas relacionados – o que deve evitar casos despercebidos.

Para evitar os desfalques, os jogadores inscritos poderão ceder suas vagas para outros e, assim, não haver diminuição do elenco para o jogo. Os testes, de agora em diante, serão feitos 72h antes de cada partida; o clube mandante deve entregar os resultados à CBF até 24h antes do jogo para análise. Já o clube visitante, deve entregar até 12h antes de viajar.

coronavírus
Mateus Vital, jogador do Corinthians, fazendo o teste CPR. O time paulista detectou 3 casos de Covid-19 na segunda rodada. | Foto: Rodrigo Coca.

O quesito deslocamento das equipes tem sido outro desafio: hotel, avião, transporte dos hotéis para os estádios e contato nos vestiários.

Por conta dos erros que vêm sendo constatados no laboratório do Hospital Albert Einstein, os clubes poderão testar seus atletas em outros laboratórios licenciados; a CBF irá arcar com os custos dos exames.

__________________________________
Por Nina Galiotte – Fala! Cásper

Tags mais acessadas