Briga pelo MVP: quem vai ficar com o prêmio da temporada da NBA?
Briga pelo MVP: quem vai ficar com o prêmio da temporada da NBA?

Home > Notícias > Esporte > Briga pelo MVP: quem vai ficar com o prêmio da temporada da NBA?

Quatro jogadores que ainda não conquistaram o prêmio MVP tem grandes chances de conseguir este ano

mvp
Os 4 jogadores que não ganharam o prêmio ainda. | Foto: Reprodução.

Como semana passada falei sobre 4 jogadores que tinham chance de reconquistar o grande prêmio de MVP (Most Valuable Player) da temporada de 2021, hoje falarei sobre mais 4 jogadores que podem conquistar o prêmio de forma inédita. São eles: Nikola Jokic, do Denver Nuggets, Joel Embiid, do Philadelphia 76ers, Luka Doncic, do Dallas Mavericks, e Damian Lillard, do Portland Trail Blazers.

Todos esses jogadores já foram pro All-Star Game mais de uma vez, além de dois deles terem conquistado o prêmio de novato do ano, Lillard e Doncic. E desses quatro, apenas o armador do Portland Trail Blazers é americano, Embiid é camaronês, Jokic é sérvio e Doncic é esloveno. Isso mostra uma grande diversidade na NBA moderna, levando em conta que nas últimas duas temporadas o prêmio foi conquistado pelo grego Giannis Antetokounmpo.

E diferentemente dos outros 4 jogadores, todos do texto de hoje estão no mesmo time desde que entraram na NBA, claro que existe uma diferença por conta do tempo na liga, mas, como, por exemplo, Damian Lillard, já tem mais 5 anos de contrato garantindo com o Portland Trail Blazers, os outros 3 são mais recentes na liga.

Candidatos a conquistar o MVP da NBA

Nikola Jokic — Denver Nuggets

mvp nba
Jokic em ação pelo Denver Nuggets. | Foto: Nick Wass.

O primeiro citado no texto de hoje é o pivô sérvio Nikola Jokic, do Denver Nuggets, o camisa 15 da equipe do Colorado é considerado por muitos como o melhor jogador da sua posição na NBA. Na liga desde a temporada 2015–2016, Jokic coleciona triplos-duplos, sendo um dos melhores pivôs assistentes de toda a história. Nos últimos 2 anos, o sérvio fez parte do 1st All-NBA Team, sendo um dos melhores jogadores da liga.

Na atual temporada, Jokic tem uma média de 27 pontos, 11 rebotes e 8 assistências por jogo, com 43 duplos-duplos em 47 jogos, além de 12 triplos-duplos. O pivô do Denver Nuggets vem se consolidando cada vez mais na liga, com uma boa porcentagem (43%) nos arremessos para 3 pontos e uma facilidade incrível para achar os companheiros livres para arremesso, tem tudo para conquistar esse prêmio mais de uma vez.

Luka Doncic — Dallas Mavericks

Luka Doncic
Doncic em quadra pelo Dallas Mavericks. | Foto: Jerome Miron.

O outro europeu na disputa pelo prêmio de MVP é Luka Doncic, ala-armador do Dallas Mavericks, o esloveno de apenas 22 anos é o grande nome do time do Texas desde que foi draftado na temporada 2018–2019 na terceira escolha pelo Atlanta Hawks (trocado por Trae Young). O camisa 77 também foi MVP da Euroliga de Basquete aos 19 anos pelo Real Madrid, em 2018, e pode tornar-se o primeiro jogador a ser o MVP das duas maiores ligas de basquete do mundo.

Na atual temporada, Luka Doncic tem média de 29 pontos, 8 rebotes e 9 assistências por jogo, deixando o Dallas Mavericks na 7ª colocação da Conferência Oeste até aqui, com 25 vitórias e 21 derrotas. Luka vem agradando muito todos amantes do basquete desde sua estreia e vem colecionando grandes momentos em quadra, podendo se tornar um dos maiores jogadores da história da NBA.

Joel Embiid — Philadeplhia 76ers

Embiid
Embiid em quadra pelo Philadelphia 76ers. | Foto: Eric Hartline.

Outro na disputa pelo prêmio de MVP é o pivô camaronês Joel Embiid, do Philadelphia 76ers. O camisa 21 era o primeiro na “corrida” pelo título, mas teve ume lesão de grau média que o deixou de fora de algumas partidas da temporada, aproximadamente 20 dias. Nesse meio tempo, o time da Pensilvânia disputou 9 jogos, ganhando 6 e perdendo 3, e assim, viu o Brooklyn Nets assumir a liderança na Conferência Leste.

Em números, Embiid tem uma temporada bem parecida com a do ano passado, com uma média de 30 pontos, 11 rebotes e 3 assistências por jogo. Além disso, em 33 jogos na temporada, o pivô de Philadelphia conseguiu 21 duplos-duplos. E com a companhia de Ben Simmons, Embiid espera levar o 76ers longe essa temporada, então “confiem no processo”.

Damian Lillard — Portland Trail Blazers

Lillard
Lillard é um dos melhores jogadores da NBA. | Foto: Craig Mitchelldyer.

O último citado nessa lista de hoje é Damian Lillard, armador do Portland Trail Blazers, um dos melhores arremessadores de 3 pontos da liga. Draftado na 6ª escolha em 2012 pelo time de Portland, Lillard conquistou o prêmio de novato do ano com uma média de 19 pontos, 3 rebotes e 6 assistências por jogo. Além disso, o camisa 0 decidiu o All-Star Game para o Time LeBron este ano.

Na atual temporada, o armador do time do Oregon tem uma média de 30 pontos, 4 rebotes e 8 assistências por jogo, e na última “ladder” que saiu, estava atrás de Giannis Antetokounmpo na corrida pelo MVP. Consolidando-se cada vez mais na franquia de Portland, Lillard tem tudo para tornar-se o maior jogador da história dos Blazers, principalmente por já ter renovado seu contrato até 2026.

mvp basquete
Troféu de MVP da NBA. | Foto: Reprodução.

Mas, afinal, algum desses jogadores pode realmente conquistar o grande prêmio de MVP ao final da temporada, ou o título ficará com um velho conhecido? Saberemos daqui aproximadamente 3 meses, quando os playoffs acabarem. Porém, vale lembrar que o prêmio é entregue ao melhor jogador da temporada regular, então posso dizer que os 4 jogadores têm boas chances.

Por Leonardo Pignatari – Fala! Esporte em Pauta