Home / Colunas / A Briga pela Liderança do Brasileirão

A Briga pela Liderança do Brasileirão

Por Renan Carvalho Nievola – Fala!Cásper

A briga pela liderança do campeonato brasileiro está cada vez mais acirrada. Com a vitória sobre o Cruzeiro no jogo do último domingo, por 3 a 1, no Pacaembu, o Palmeiras chegou aos 53 pontos assumiu a primeira colocação da tabela. O vice-líder, Internacional, também venceu na rodada. A equipe comandada por Odair Hellmann bateu o Vitória em casa, por 2 a 1, e empatou em número de pontos com o alviverde. O clube gaúcho, no entanto, perde para o time paulista no critério de saldo de gols, tendo 18 contra 23 do líder do campeonato.

Foto: Palmeiras x Cruzeiro – Crédito Bruno Oliveira/Estadão Conteúdo

Jogando fora de casa, São Paulo e Grêmio mantiveram sua perseguição ao primeiro lugar do Brasileirão. O imortal conseguiu excelente resultado ao bater o Fluminense fora de casa, por 1 a 0, enquanto o tricolor paulista empatou contra o Botafogo pelo placar de 2 a 2, também jogando no Rio de Janeiro. São Paulo e Grêmio são, respectivamente, o terceiro e o quarto colocados do campeonato brasileiro, e fecham o grupo dos times que se classificam diretamente à fase de grupos da Copa Libertadores de 2019.

Foto: Fluminense x Grêmio – Crédito: Mailson Santana-Fluminense FC

Em quinto lugar na tabela e por hora assegurando vaga para a Pré-Libertadores do ano que vem, o Flamengo empatou sem gols, fora de casa, contra o Bahia. O jogo ficou marcado pela estreia de Dorival Junior como técnico do clube. O rubro-negro havia demitido Mauricio Barbieri após a derrota por 2 a 1 contra o Corinthians pela Copa do Brasil, que culminou na desclassificação da equipe carioca do torneio nacional.

Ao vencer o Sport em casa pelo placar elástico de 5 a 2, o Atlético-MG se consolidou na sexta posição e, nesse momento, encerra o grupo dos times que estão se classificando para a fase preliminar da Libertadores de 2019. O galo não teve dificuldades para construir o resultado no estádio Independência, e dificultou ainda mais a situação dos pernambucanos na competição. Com a derrota, o Sport amarga a vice-lanterna, à frente apenas do Paraná, que empatou em casa com o Vasco, por 1 a 1. As outras duas posições da zona de rebaixamento são ocupadas por Vitória (17ª) e Chapecoense (18ª).

Foto: Bruno Cantini / Atlético

Na próxima rodada, o destaque fica por conta do clássico entre São Paulo e Palmeiras. O fato de se tratar de um dérbi já tornaria o choque-rei deste domingo interessante. Mas, além disso, o confronto coloca em jogo a liderança do campeonato brasileiro. Se vencer, o tricolor paulista ultrapassa o alviverde na tabela. Uma vitória do Palmeiras aumentaria a distância de pontos para o São Paulo para quatro, diferença que só poderia ser tirada em, no mínimo, duas rodadas.

Outro jogo importante será entre Sport e Internacional. O embate é de extremos. Enquanto os pernambucanos lutam desesperadamente para fugir da zona de rebaixamento, os colorados buscam retomar a liderança da competição, que fora perdida na vigésima quinta rodada, quando a equipe perdeu fora de casa para a Chapecoense.

Confira também

Unicórnios: onde começou essa moda?

Os Unicórnios dominaram tudo, deixando para trás os flamingos e os abacaxis. Hoje em dia ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *