Zona Oeste: bares, restaurantes e muito mais

Pinheiros e Vila Madalena, dois bairros irmãos que representam a maior metrópole do país

Por Beatriz Salvia e Karolyne Oliveira

Conhecendo os irmãos da Zona Oeste

Pinheiros e Vila Madalena são bairros irmãos, mal se nota quando um começa ou o outro acaba. Os dois bairros da zona oeste de São Paulo tem muitas coisas bacanas – além da Faria Lima e do Beco do Batman – que valem à pena a visita – tem também casas noturnas, barzinhos, restaurantes únicos, galerias e lugares incríveis para apreciar.
E para facilitar o tour, vai aí uma lista com os lugares mais legais.

em Pinheiros

Nossacasa Confraria das Ideias

A casa noturna que causou polêmica ao promover um sarau erótico dentro do estabelecimento tem um ambiente que faz com que você se sinta à vontade, fazendo jus ao nome. Tocam músicas de todos os estilos, forró, pop, funk, entre outros diversos. Possuem festas temáticas que pregam a liberdade. O local se estrutura como uma casa mesmo, com quintal e tudo, possui uma pista principal, outra pista mais reservada em um lugar que lembra um quarto, além da área externa.
Se você quer curtir, dançar sem se preocupar com qualquer julgamento, este é o local ideal.

Endereço: Rua Mourato Coelho, 1032.
Horário de funcionamento: aberto todos os dias, exceto aos domingos. A abertura varia de acordo com o dia.

Void General Store

O bar fica pertinho do metrô Faria Lima. É uma mistura de bar, lanchonete,loja de roupas e acessórios. O estabelecimento possui dois andares, no primeiro com um bar-lanchonete, loja de roupas, área aberta e cheia de plantas com bancos. No segundo encontramos sofás respeitáveis, por que às vezes o que nós queremos no meio da noitada é achar um lugar confortável para sentar. É um bom lugar pra ir com os amigos, sentar e conversar sobre a vida e ainda de quebra achar uma roupa linda.

Endereço: Rua Martim Carrasco, 56.
Horário de funcionamento: 10:00 às 01:00, todos os dias.

Praça Pôr do Sol

Como um oásis no meio da selva de pedra que é São Paulo, é o lugar ideal para passar uma manhã, tarde ou noite agradável. Ou seja é uma boa ideia a qualquer momento, mas especialmente no momento do pôr do sol. Como já diz o nome, a praça possui uma localização perfeita para ver o sol de despedir, além de compartilhar uma vibe boa com todos que ali estiverem.

Endereço: Praça Cel. Custódio Fernandes Pinheiro
Horário de funcionamento: aberta 24h

Instituto Tomie Ohtake

Levando o nome de uma artista plástica japonesa naturalizada brasileira, o prédio foi projetado pelo filho da artista, Ruy Ohtake, possuindo um ambiente único. O instituto recebe exposições diversas, contrariando a ideia original de expor apenas obras de Tomie Ohtake.O instituto conta com museu, restaurante, teatro, livraria, loja e igreja. Possui sete salas expositivas e não existe um acervo fixo, dentre as exposições que já estiveram disponíveis lá estão: Frida Kahlo – Conexões entre mulheres surrealistas no México em 2015 e Yoko Ono: O céu ainda é azul, você sabe… em 2017.

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 201.
Horário de funcionamento:  11:00 às 20:00, todos os dias.

Sorveteria Frida & Mina

A sorveteria que produz seus próprios produtos de maneira artesanal, desde que foi inaugurada, em 2013, mantém todas as receitas reproduzidas em sua versão original. Segundo os proprietários, possuem o melhor sorvete de casquinha da cidade de São Paulo. Dependendo do dia, a fila faz com que tenha que esperar um pouco pelo melhor sorvete da cidade, mas vale a pena. Com um ambiente gostoso é ideal sempre que bate aquela vontade de comer um doce diferente do habitual.

Endereço:  Rua Artur de Azevedo, 1147
Horário de funcionamento: segunda à sábado 12:00 às 21:00 e aos domingos 12:00 às 20:00

Vila Madalena

Tastemade Brasil

Dê uns tempos pra cá, os vídeos de comida no Facebook estouraram! Um desses canais que tanto ensinam, quanto despertam vontade de comer, é o Tastemade. E o que talvez vocês não saibam, é que existe um café dessa página de comidas! Com um cardápio pequeno, mas repleto das delícias doces e salgadas, eles disponibilizam mesas, que ficam ao lado do estúdio de gravação no qual os vídeos vão direto para as redes sociais.

Endereço: Rua Harmonia, 661 A
Horário Funcionamento: segunda à sexta 8:00-20:00 e sábado 10:00-18:00

Armazém da Cidade

É bem um armazém mesmo, mas com aquele toque da Vila Mada – muitas vezes algum evento que acontece dentro do espaço se expande para a rua. Normalmente, ficam pequenos empreendedores de moda e alguns brechós, mas vai muito além disso. No verão, são disponibilizadas cadeiras de praia para os visitantes e ao decorrer do ano, têm até festival de jazz. Também são oferecidas palestras e workshop. Então é sempre bom dar uma olhada na página deles do Facebook

Endereço: R. Medeiros de Albuquerque, 270
Horário Funcionamento:  sábado e domingo, 11:00-19:00

Galeria Choque Cultural

Não, não é o choque de cultura! Inaugurada em 2004, a galeria é referência na arte urbana e em novas linguagens contemporâneas, juntando nomes consagrados à jovens artistas. Além das exposições tradicionais (dentro da galeria), a Choque Cultural também investe em intervenções urbanas, colaborações e cursos.

Endereço: R. Medeiros de Albuquerque, 250
Horário Funcionamento: terça à sábado 12:00-19:00

Pira Poke Burguer

Sabe o melhor dos dois mundos? O tradicional “Pira Sanduba” se modernizou e deu lugar a uma junção do clássico americano, com a delicadeza havaiana. Além de inovar nas combinações, cada sanduíche do restaurante tem o nome a partir de um personagem de animação. No cardápio estão presentes Scooby-doo e Pikachu.

Endereço: R. Wisard, 130
Horário Funcionamento: segunda à sexta 11:00-23:00, sábado e domingo 11:00-01:00

Endereço: Rua Harmonia, 366
Horário Funcionamento: terça à sexta 12:00-19:00, sábado 12:00-20:00 e domingo 12:00-18:30

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como