Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
Como melhorar sua autoestima

Como melhorar sua autoestima


Imposições e construções sociais perseguem o ser humano desde o início da civilização. A autoestima, mesmo que seja um conceito atual, é um sentimento presente há muito tempo. Seja por questões físicas ou intelectuais, homens e mulheres sempre tiveram de lidar com pressões que, quando não cumpridas, aumenta a insegurança e afeta a autoconfiança.

Autoestima: significado

O significado de autoestima é a forma como você se avalia. Ou seja, é o julgamento próprio. Se você costuma reconhecer seu valor e suas qualidades com frequência e tem segurança nas suas ações e decisões, é porque você tem uma autoestima alta. Mas se você se sente inseguro constantemente e raramente enxerga suas qualidades, você tem baixa autoestima.

Vale lembrar que esse conceito não se aplica somente à fatores físicos, mas à personalidade e capacidade intelectual também.

Relato de uma pessoa que já teve baixa autoestima

Conversamos com Nayara Salaverry, estudante de Letras na USP. Nayara destaca que sua maior insegurança é com o corpo: “Eu me acho feia quando estou magra, não gosto dos meus ossos aparecendo”, conta. “Já cheguei a passar uma semana comendo fastfood para engordar” ela fala a respeito das loucuras que cometeu para tentar aprender a gostar do corpo.

Nayara já chegou a ter depressão por causa desse problema, além de ter gerado situações familiares desagradáveis. Atualmente, ela faz terapia, se alimenta melhor com a ajuda de uma nutricionista e vai à academia:

“Acho que a terapia, complementada com a nutricionista, começou a me ajudar. Ainda não me sinto satisfeita com meu corpo, mas estou mais equilibrada emocionalmente. Aprendi outras formas de gostar do meu corpo. Ainda não é o suficiente, mas pelo menos já estou procurando maneiras saudáveis de engordar”.

Guia da autoestima

Esse assunto é extremamente sério, pois a baixa autoestima pode acarretar transtornos alimentares, além de levar à depressão. Se quiser algumas dicas de como melhorar sua autoconfiança, é só conferir guia a seguir:

Dicas para melhorar sua autoestima
Dicas para melhorar sua autoestima

0 Comentários

Tags mais acessadas