Aurora: Conheça a princesa da Disney de 'A Bela Adormecida'
Menu & Busca
Aurora: Conheça a princesa da Disney de ‘A Bela Adormecida’

Aurora: Conheça a princesa da Disney de ‘A Bela Adormecida’

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Aurora: Conheça a princesa da Disney de ‘A Bela Adormecida’

Aurora, a protagonista de A Bela Adormecida (1959), é a terceira princesa criada por Walt Disney e sua equipe. Seu filme, contudo, é o 16º longa-metragem dos estúdios e o primeiro a usar a técnica widescreen.

Aurora é a princesa protagonista de A Bela Adormecida (1959).
Aurora é a princesa protagonista de A Bela Adormecida (1959). | Foto: Reprodução.

O conto de fadas A Bela Adormecida foi escrito por Charles Perrault, em 1697, e reescrita pelos Irmãos Grimm em 1812. A história da Disney é fiel à versão de Perrault e mistura elementos de outras animações do estúdio para compor a narrativa.

A princesa Aurora faz parte da franquia Princesas da Disney (Disney Princess), entretanto, sua imagem não está entre as princesas principais, ficando no canto das imagens ao lado da princesa Tiana e da princesa Pocahontas.

Aurora – A terceira princesa da Disney

A protagonista de A Bela Adormecida, Aurora, é uma personagem diferente das demais criadas pela Disney. O que a diferencia, contudo, não é sua personalidade que se distingue ou sua aparência, mas, sim, sua presença na história.

Durante seu longa-metragem, a princesa Aurora aparece por 18 minutos. A personagem se tornou a coadjuvante de sua história, com Malévola e o príncipe Phillip assumindo os papéis de destaque.

Aurora, no entanto, é uma princesa memorável, por sua personalidade doce e aparência, mesmo não sendo a protagonista de seu longa-metragem.

Origem

Bela Adormecida recebeu, ao longo dos anos, diversas versões. A primeira história escrita, contudo, foi realizada em 1634, por Giambattista Basile, em sua obra Sol, Lua e Talia. Em 1697, Charles Perrault escreveu uma nova versão, baseada no texto de Basile e, em 1812, os Irmãos Grimm reescreveram o conto, em uma de suas versões mais famosas.

Versão de Charles Perrault

Durante a celebração do primeiro ano de vida de uma jovem princesa, sete fadas foram convidadas para a festa. Cada uma deu um presente distinto a pequena, presenteando-as com a dádiva da beleza, da inteligência, da riqueza, da bondade, entre outros dons.

Entre as fadas, no entanto, havia uma malvada e que foi negligenciada pelo Rei, que decidiu não convidá-la. Revoltada com o tratamento, ela apareceu sem ser convidada e amaldiçoou a jovem princesa. Segundo ela, a menina, ao atingir a idade adulta, espetaria o dedo em um fuso e cairia no sono da morte. A sétima fada, porém, chegou durante a maldição e, com pena da pobre princesa, transformou a maldição da vilã em outra, a jovem estaria fadada a dormir para sempre, até que o beijo de amor verdadeiro a despertasse.

O Rei proibiu todo o tipo de fiação no reino, garantindo que se sua filha não encontraria, jamais, um fuso. A princesa, no entanto, encontrou uma roca, no dia de seu aniversário de 16 anos, e como atraída pela mágica, espetou seu belo dedo no fuso. Como profetizada, a menina caiu em um sono profundo e, junto com ela, o reino todo adormeceu.

Assim como a princesa, todo o reino caiu no sono profundo.
Assim como a princesa, todo o reino caiu no sono profundo. | Foto: Reprodução.

Com o passar do tempo, as urzes cresceram em torno do castelo e todos os príncipes que se arriscaram para salvar a donzela morreram nos espinhos. A jovem princesa ficou conhecida como a Bela Adormecida por todos os reinos vizinhos e sua história era passada de geração a geração.

Cem anos após o sono da princesa, um corajoso príncipe decidiu resgatar a jovem que todos admiravam por sua beleza. Ele enfrentou a floresta de espinhos que cresceu ao redor do reino e adentrou a torre em que a jovem dormia. Quando a viu, se apaixonou perdidamente e, encantado por sua aparência, lhe deu um beijo de amor.

A jovem princesa despertou e se casou com o príncipe. O casal teve dois filhos, Aurora e Dia, as crianças mais belas de todo o reino. A mãe do príncipe, contudo, não ficou feliz com a notícia e decidiu que jogaria as crianças em um poço cheio de serpentes, o pai das crianças, contudo, impediu sua mãe. A mulher, desesperada com a atitude que seu filho teria, se desequilibrou na borda do poço e foi picada pelas cobras. A Bela Adormecida e seu príncipe viveram felizes para sempre a partir de então.

Aparência e Personalidade da Princesa Aurora

Aurora é uma jovem princesa de 16 anos, descrita com cabelos loiros e longos, olhos violetas, pele branca e lábios vermelhos. Em seu filme, A Bela Adormecida, a jovem aparece com três roupas distintas, sendo um vestido simples e um de festa com duas cores, azul e rosa.

A Princesa Aurora possui duas cores de vestidos, rosa e azul.
A Princesa Aurora possui duas cores de vestidos, rosa e azul. | Foto: Reprodução.

A princesa, contudo, é representada sempre com a versão rosa de seu vestido, para não ser confundida com Cinderela. Aurora usa uma bela tiara dourada em sua cabeça, simbolizando sua nobreza.

Sua personalidade, assim como aparência, é descrita como bela. A jovem é tímida e sofisticada, sempre sendo guiada por seu coração e sua bondade. Durante o filme, descrevem a jovem como uma romântica, que está sempre sonhando com seu príncipe encantado.

Habilidades e Poderes

A princesa Aurora não possui habilidades ou poderes mágicos. Assim como outras princesas, a jovem se comunica com animais ao longo da narrativa, indicando uma capacidade de comunicação com a natureza e outras criaturas.

Durante a animação, contudo, podemos perceber diversas habilidades mágicas vindas das tias da jovem, as três fadas que a criaram, de Malévola, responsável por amaldiçoar a jovem e de outros seres que surgem na história.

Filmes e Séries

A Bela Adormecida

Durante A Bela Adormecida, a princesa Aurora é amaldiçoada por Malévola, quando era apenas uma criança. As fadas Fauna, Flora e Primavera decidem cuidar da menina para que nenhum mal lhe aconteça e, quando ela fizer 16 anos, chegando na idade adulta, elas devolverão a princesa à sua família.

Malévola, entretanto, descobre o local onde as fadas moram e consegue finalizar sua maldição. Quando a jovem adormece, cabe à sua família e ao príncipe Phillip lhe salvar.

Live-Action

A Disney produziu, em 2014, um live-action inspirado em A Bela Adormecida. A história, porém, fala sobre Malévola, a vilã do desenho.

Nesta nova versão, o passado de Malévola é revelado e a maldição na pequena princesa Aurora é um ato desesperado de vingança. A fada, contudo, se apaixona pela menina e cuida da jovem durante toda sua vida, afirmando ser sua fada madrinha. Malévola faz de tudo para reverter sua maldição e impedir que a princesa Aurora caia em um sono profundo após espetar o dedo em um fuso. Agora, a vilã se esforça para salvar a menina e impedir um vilão muito pior, o Rei.

Malévola foi dirigido por Robert Stromberg com o roteiro de Linda Woolverton. Estrelando o filme, estão Angelina Jolie (Malévola), Elle Fanning (Princesa Aurora), Sharlto Copley (Rei Stefan) e Brenton Thwaites (Príncipe Phillip).

O filme ganhou uma continuação em 2019, intitulada Malévola: A Dona do Mal. O enredo aborda a relação da Princesa Aurora, casada com Phillip, com a vilã. As coisas ficam complicadas quando a sogra da jovem é apresentada e suas intenções são questionáveis.

Outras Aparições da Princesa Aurora

A Princesa Aurora, por ser uma das princesas de destaque da Disney e a terceira a ser criada, participou de diversas produções do estúdio. Na série Disney Princess Enchanted Tales: Follow Your Dreams, Aurora na primeira história da série, As Chaves do Reino, a princesa e suas fadas madrinhas precisam cuidar do reino, enfrentando diversos desafios.

Outra participação da princesa Aurora é na animação Point do Mickey. Em diversos episódios, ela marca presença entre o grupo de princesas da Disney e, em House of Genius, ela e Phillip são os personagens destaque. Além disso, ela faz parte do Natal Mágico do Mickey e no especial Vilões da Disney.

A personagem também aparece no mangá Kilala Princess e é uma das princesas de Kingdom Hearts, jogo para consoles. Neste último, Aurora possui um mundo próprio, Enchanted Dominion, e é a primeira personagem sequestrada por Malévola.

Aurora também é retratada na série Once Upon A Time, produzida pela emissora ABC. Nessa produção, a princesa é interpretada por Sarah Bolger.

História do filme A Bela Adormecida

A Princesa Aurora, filha do Rei Stefan e da Rainha Leah, recebeu este nome em homenagem à deusa romana do amanhecer, pois a jovem trouxe luz ao reino. Para celebrar a nova vida, seus pais realizaram uma festa de batismo onde as fadas do reino foram convidadas para abençoá-la. Uma delas, contudo, ficou de fora da celebração, Malévola, era má e representava um risco para todo o povo.

Flora, Fauna e Primavera, ao entrarem no salão, abençoaram a menina com os dons da beleza e da música, no entanto, antes da última bênção, Malévola adentrou o salão e amaldiçoou a pobre criança, afirmando que, quando completasse 16 anos, espetaria o dedo no fuso de uma roca e morreria. As fadas, contudo, reverteram a maldição da bruxa e afirmaram que a jovem não iria morrer, mas, sim, cair em um sono profundo.

As três fadas, no entanto, ainda temiam que Malévola fizesse algo para a criança e a levaram embora, para cuidar da pequena longe do reino. A princesa deixou de ser conhecida por Aurora e as fadas chamaram-na de Rosa.

Rosa cresceu e nunca soube de sua origem, além disso, não sabia sobre as capacidades mágicas de suas tias. No seu aniversário de 16 anos, as fadas prepararam uma festa surpresa para a jovem e uma despedida, pois ela retornaria ao castelo.

Cena de A Bela Adormecida (1959).
Cena de A Bela Adormecida (1959). | Foto: Reprodução.

Neste mesmo dia, Aurora conheceu o príncipe Phillip, um jovem bonito e simpático, por quem se apaixonou. O sentimento foi recíproco e Phillip não conseguiu esquecer a jovem na floresta.

A festa surpresa de Aurora, no entanto, atraiu Malévola, devido ao uso de magia pelas fadas no preparo da celebração. A bruxa, então, acompanhou o retorno da princesa Aurora ao castelo e a atraiu até um roca, escondida em um dos quartos. Ao espetar o dedo no fuso, a jovem caiu no sono profundo e as fadas para salvá-la vão atrás de Phillip.

O príncipe batalha com Malévola e consegue chegar à torre em que a jovem descansa e, lá, Phillip dá o beijo de amor verdadeiro em Aurora, que desperta de sua maldição. Príncipe e princesa se casam e vivem felizes para sempre.

Vilã da Disney – Malévola

Malévola ou Senhora do Mal, como se autoproclama, é a vilã de A Bela Adormecida. A fada é a responsável pela maldição de Aurora, ainda na infância, que iria espetar o dedo no fuso de uma roca e morrer. Descrita como uma vilã vingativa e fria, Malévola não apresenta motivos reais para a maldição da jovem, o ato aparenta ser simples e pura maldade.

Malévola é a vilã da Princesa Aurora.
Malévola é a vilã da Princesa Aurora. | Foto: Reprodução.

A antagonista possui poderes mágicos e uma de suas habilidades é a capacidade de se transformar em um dragão. Em sua aparência normal, Malévola possui uma pele esverdeada, olhos amarelos, boca vermelha, chifres e veste uma longa capa preta e roxa.

Malévola é uma das principais vilãs da franquia Vilões da Disney (Disney Villains) e sua imagem é usada em diversos produtos da marca.

Curiosidades

  • A Bela Adormecida foi o último conto de fadas a ser criado por Walt Disney. O dono dos estúdios Disney faleceu pouco tempo depois e a história da princesa Aurora foi uma de suas últimas.
  • A animação foi indicada ao Oscar de Melhor Trilha Sonora em 1960.
  • Aurora foi inspirada em Audrey Hepburn, contudo, a atriz não foi escolhida para dublar ou encenar a jovem.
  • O Príncipe Phillip recebeu esse nome como uma homenagem ao Duque de Edimburgo, o marido da Rainha Elizabeth, do Reino Unidos.
  • Phillip foi o primeiro príncipe a ganhar um nome. Em Branca de Neve e os Sete Anões e Cinderela, os príncipes eram citados como Príncipe ou Príncipe Encantado.
  • A Bela Adormecida quase levou os estúdios Disney à falência, pois custou cerca de 6 milhões de dólares, a produção mais cara da época.

Ficha Técnica – A Bela Adormecida

Título Original: Sleeping Beauty 
Duração: 1h17min
Lançamento: 29 de janeiro de 1959
Distribuidora: Walt Disney Pictures
Dirigido por: Clyde Geronimi, Eric Larson, Wolfgang Reitherman e Les Clark
Classificação: Livre
Gênero: Romance, Fantasia, Família, Animação
País de Origem: EUA

_________________________________________________
Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas