Astrologia: veja a origem do horóscopo chinês
Menu & Busca
Astrologia: veja a origem do horóscopo chinês

Astrologia: veja a origem do horóscopo chinês

Home > Entretenimento > Cultura > Astrologia: veja a origem do horóscopo chinês

Atire a primeira pedra quem nunca parou para ler as previsões do horóscopo. Os signos do zodíaco ocidental são bem populares, mas não são os únicos. Você sabe a origem do horóscopo chinês? Não se preocupe, a gente explica.

horóscopo chinês
Conheça a origem do horóscopo chinês. | Foto: Reprodução.

Horóscopo chinês

O horóscopo chinês, assim como o ocidental, é composto por 12 signos e eles supostamente influenciam a nossa vida. Nele, cada um é representado por um animal, sendo eles: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cachorro e Porco. Outra diferença entre ambos os zodíacos é que os signos chineses se baseiam no calendário lunar e têm uma influência anual,  por exemplo, quem nasceu nos anos 2000 é do signo do Dragão, em 2001, a Serpente e assim por diante, em um ciclo de 12 em 12 anos.

A lenda da origem do zodíaco chinês é milenar e pode variar de região para região da China. Uma de suas versões conta que o Imperador de Jade, regente dos céus e Terra, convidou os animais para uma festa de Ano Novo e decidiu organizar uma corrida entre eles para decidir quem faria parte dos ciclos dos anos (algumas versões dizem que essa corrida era para o Imperador medir o tempo, baseando-se na rotação lunar). Então eles se organizaram e, para a competição ser mais justa, supostamente os animais menores teriam o apoio dos maiores, por isso o bondoso boi concordou em levar o rato nas costas na travessia do rio. Ainda há quem afirme que o rato enganou o boi para carregá-lo e lhe ultrapassar na linha de chegada.

Independente desses detalhes, o primeiro a chegar foi o rato, seguido pelo boi. Depois deles chegaram o tigre, que havia lutado contra as correntezas do rio e, assim, alcançou o terceiro lugar, e o coelho, que utilizou de sua agilidade. Em seguida, veio o dragão, todos ficaram surpresos por ele ter chegado apenas em quinto, mas ele justificou sua demora devido ao fato de ter parado no caminho para ajudar as pessoas, criando chuva.

Em sexto lugar, veio a serpente, que havia se enrolado nas pernas do cavalo e este nem percebeu sua presença e acabou se assustando, o que o fez chegar logo após ela. A cabra, o macaco e o galo se ajudaram no percurso e ocuparam respectivamente os oitavo, nono e décimo lugares. O cachorro e o porco foram os últimos e chegaram em espaços curtos de tempo entre eles.

Outras versões da lenda ainda falam que, na verdade, Buda convidou os animais para a Festa de Ano Novo, mas apenas os 12 apareceram e, por isso, foram recompensados de acordo com sua ordem de chegada. Seja como for, hoje temos o horóscopo chinês. E 2021 é o ano do boi, que indica ares de superação e trabalho, além de evidenciar a dedicação como uma virtude importante para a colheita de bons frutos e enfrentar os desafios.

E aí, você sabe qual é o seu signo chinês?

_______________________________
Por Amanda Brogio – Fala! Mack

Tags mais acessadas