As 5 partidas consideradas mais importantes da história
As 5 partidas consideradas mais importantes da história

Home > Notícias > Esporte > As 5 partidas consideradas mais importantes da história

Escolher apenas cinco partidas entre as milhões já disputadas até hoje é uma tarefa extremamente complicada. Agora, escolher as cinco sem deixar-se levar pelo clubismo (presente em todos os indivíduos, inclusive nesse redator que vos escreve) é uma missão praticamente impossível.

Primeiramente, é importante deixar claro os fatores considerados na hora da listagem. São eles: o contexto histórico em que a partida ocorreu, o nível técnico dos jogadores envolvidos, o grau de importância dela naquele determinado momento e o impacto que ela causa no presente.

Partidas consideradas mais importantes da história

5ª Colocação: Santos 4 x 5 Flamengo

O ano era 2011 e a partida era válida pela 12ª rodada do Brasileirão. O duelo entre o time mais tradicional do Brasil e aquele que tem a maior torcida do Mundo colocou frente a frente Neymar e Ronaldinho Gaúcho, sem sombra de dúvidas os dois jogadores mais mágicos e habilidosos com a bola no pé.

O espetáculo foi garantido. O primeiro tempo acabou 3 a 3 depois do Flamengo buscar a vantagem de 3 gols construída pelo Santos. No segundo tempo, o time da Vila pulou novamente na frente do placar, porém o time carioca virou para 5 a 4 dando números finais à partida. O duelo ainda teve o gol de Neymar, que ganhou o premio Puskás daquele ano e um hat-trick de Ronaldinho, sendo um dos gols uma cobrança de falta por baixo da barreira.

Neymar e Ronaldinho Gaúcho
O jogo entre Flamengo e Santos foi uma das partidas mais emocionantes do futebol brasileiro. | Foto: Reprodução.

4ª Colocação: Boca Juniors 1 x  3 River Plate

A final da Libertadores de 2018 colocou frente a frente a maior rivalidade do futebol mundial, Boca Juniors e River Plate. O jogo de ida ocorreu na La Bombonera, campo do Boca, e terminou empatado em 2 a 2. Uma semana depois, o confronto decisivo estava marcado para o Monumental de Nuñéz, estádio do River, entretanto, a partida não ocorreu, pois vândalos atacaram o ônibus do Boca horas antes, portanto, o jogo teve que ser adiado e agendado para fora da Argentina.

Dias depois, o palco estava decidido, seria no Santiago Bernabéu, estádio do Real Madrid. A final da maior competição entre times da América do Sul a qual leva o nome “Libertadores” justamente em homenagem àqueles que ajudaram na independência do continente foi remarcada para o país que os colonizou.

Pelo fato do gol fora de casa não ser um critério de desempate, a partida em Madrid era como uma final única. Nela, o Boca saiu na frente e viu o River empatar no segundo tempo, levando o jogo à prorrogação, na qual o River marcou mais dois, sagrando-se campeão.

partidas
Uma das partidas mais históricas entre Boca Juniors e River Plate. | Foto: Reprodução.

3ª Colocação: Barcelona 5 x 0 Real Madrid

O maior clássico do mundo não poderia ficar de fora da lista. Em 2010, o Barcelona enfrentou o Real Madrid em partida válida pelo campeonato nacional, ambos os times eram a base da seleção espanhola que ganhara a Copa do Mundo 4 meses antes. O confronto carregava, também, alguns duelos particulares: dentro de campo, Messi contra Cristiano Ronaldo e, fora dele, Guardiola versus Mourinho, na época, os dois últimos treinadores campeões da Champions League.

Eram duas escolas diferentes de futebol, o Real tinha formado um elenco milionário, porém menos treinado, enquanto isso, o Barcelona tinha um elenco menos valorizado financeiramente e muito bem treinado na base do tik-taka. O resultado: uma sonora goleada catalã e, desde então, o enaltecimento desse modelo trabalhado e entrosado de futebol.

barcelona e real madrid
Partida entre Barcelona e Real Madrid. | Foto: Reprodução.

2ª Colocação: Brasil 4 x 1 Itália

Trata-se da final da Copa do Mundo de 1970, realizada no México. Essa seleção brasileira é considerada por muitos o melhor time da história, ela era formada por nomes como Rivelino, Jairzinho, Tostão, Carlos Alberto Torres e Pelé, o técnico era ninguém menos que Zagallo. A Itália também tinha um verdadeiro esquadrão, a dupla de ataque era composta por Boninsegna e Gigi Riva, até hoje o maior artilheiro da seleção italiana. Foi a primeira final de copa entre duas seleções já campeãs, na ocasião, estava em jogo o tricampeonato mundial para ambas. A Itália havia ganho em 1934 e 1938 e o Brasil, em 1958 e 1962.

partidas de futebol
Uma das partidas que mais marcaram a Copa do Mundo. | Foto: Reprodução.

1ª Colocação: Argentina 2 x 1 Inglaterra

Esse, sem sombra de dúvidas, é o maior jogo da história das copas e, consequentemente, o mais importante da história do futebol. Sendo assim, entra na primeira colocação do nosso top 5. Ele foi válido pelas quartas de final da Copa do Mundo de 1986, disputada no México. Para os argentinos, estava envolvido um sentimento de revanchismo que veio do lado de fora do campo, isto é, eles haviam sido derrotados militarmente para as tropas inglesas na Guerra das Malvinas quatro anos antes. Dentro de campo, era a oportunidade que eles tinham de se vingar.

A Argentina abriu 2 a 0 com os dois gols mais emblemáticos da história das Copas, ambos feitos por Diego Armando Maradona. O primeiro deles foi o emblemático gol de mão, o segundo, aquele que ele arranca do meio campo, passa por 5 adversários e mais o goleiro para marcar. No final, a Inglaterra ainda descontou, mas não foi o suficiente para tirar a vitória dos argentinos.

melhores partidas de futebol
Jogo memorável entre Argentina e Inglaterra. | Foto: Reprodução.

Por Thiago Galante – Fala! Cásper