Após meses de incerteza, temporada do baseball começa nesta quinta
Menu & Busca
Após meses de incerteza, temporada do baseball começa nesta quinta

Após meses de incerteza, temporada do baseball começa nesta quinta

Home > Notícias > Esporte > Após meses de incerteza, temporada do baseball começa nesta quinta

No baseball, Nationals e Yankees abrirão a temporada regular da MLB

A última partida oficial de baseball disputada na maior liga do mundo, a Major League Baseball, foi jogada em 31 de outubro do ano passado. O emocionante jogo 7 da World Series entre Nationals e Astros, que acabou consagrando a equipe de Washington e os levou ao seu primeiro título, foi o último jogo que tivemos desde então e, por muito tempo este ano, não se sabia quando teríamos outro.

Cody Bellinger
Cody Bellinger, jogador de 1ª base do Los Angeles Dodgers. | Foto: Reprodução.

Tradicionalmente a temporada se inicia em meados de março, e este ano, devido à pandemia, o mundo parou pouco antes da volta da MLB. Foram meses de dúvidas e incertezas, pois não se sabia até quando tudo isso duraria, e se teriam condições de realizar a temporada.

Rob Manfred, comissário da liga, declarou, na metade do mês passado, que não estava confiante quanto a realização da temporada do baseball, e não era capaz de dar nenhum tipo de previsão sequer. Porém, cerca de uma semana depois, a MLB divulgou uma nota oficial anunciando que a temporada seria disputada e se iniciaria em 23 de julho deste ano.

MLB
Rob Manfred, comissário da MLB. | Foto: Reprodução.

Retorno do baseball

A liga entrou em acordou com a associação dos jogadores (MLB Players Association) e, seguindo todos os protocolos de saúde e segurança, haveria a temporada do melhor baseball do mundo. Porém, o formato será muito diferente do tradicional e proporcionará muitas emoções aos fãs do esporte.

Mudanças na temporada da MLB

A temporada padrão da MLB conta com incríveis 162 jogos de temporada regular, em que os times das ligas Nacional e Americana se enfrentam normalmente, mesmo que os confrontos entre times da mesma liga sejam maioria. Porém, com a crise sanitária que o mundo enfrenta, para que a temporada do baseball possa acontecer, muitas mudanças serão necessárias, incluindo a não presença de torcida nos estádios.

Ao contrário dos 162 jogos que compõem a MLB, neste ano, serão apenas 60 jogos, e as partidas serão disputadas majoritariamente entre as equipes da mesma divisão. As únicas partidas contra franquias de fora, serão contra os times da outra liga, mas que estão estabelecidos na mesma região (por exemplo: equipes da divisão Leste da Liga Nacional, jogarão com equipes da divisão Leste da Liga Americana), para permitir que haja o mínimo deslocamento possível. 

Outra mudança que será estabelecida, mas essa dentro do jogo, fará parte do novo regulamento visando um prolongamento menor dos jogos, afinal, os intervalos entre uma partida e outra será muito curta, envolvendo as entradas extras.

Caso a 9ª entrada termine e os times estejam empatados, a partir da primeira entrada extra (10ª), o time que estiver atacando já começará com um jogador na segunda base, aumentando a chance das equipes pontuarem (anotarem corridas), e desempatarem de maneira mais rápida.

O baseball é um esporte que proporciona um grande equilíbrio entre as suas equipes, em que a diferença do melhor para o pior time, obviamente existe, mas que permite que a parte mais fraca sempre tenha condições de ganhar do time mais forte, seja por um rebatedor inspirado, ou por um arremessador adversário em um dia ruim.

Candidatos aos playoffs

Considerando a temporada encurtada em quase 100 jogos, isso abre inúmeras possibilidades para equipes que, em situações normais, não seriam consideradas grandes candidatos aos playoffs, mas que, com esse novo regulamento, algumas equipes podem surpreender e outras podem acabar decepcionando.

New York Yankees, Houston Astros, Los Angeles Dodgers são times fortíssimos e, mesmo com a mudança, seguirão como alguns dos favoritos, porém, agora, equipes mais medianas podem sonhar com algo a mais, como as franquias de San Diego Padres, Philadelphia Phillies, Chicago White Sox e outros.

Tudo pode acontecer nessa temporada que demonstra ser uma das mais imprevisíveis da história do baseball americano. Quem vai levar a melhor ainda é uma incógnita, mas a certeza de que teremos a temporada da MLB já é suficiente.

O atual campeão, Washington Nationals enfrenta os Yankees para a abertura oficial da Major League Baseball, às 20h, com transmissão da ESPN no Brasil, e promete já iniciar a temporada de maneira incendiária.

Nationals Park
Nationals Park, palco da abertura da temporada da MLB 2020 . | Foto: Reprodução.

_______________________________
Por Filipe Saochuk – Fala! PUC

Tags mais acessadas