Após mais de 8 meses, Portugal volta a não registrar mortes por Covid-19
Menu & Busca
Após mais de 8 meses, Portugal volta a não registrar mortes por Covid-19

Após mais de 8 meses, Portugal volta a não registrar mortes por Covid-19

Home > Lifestyle > Saúde > Após mais de 8 meses, Portugal volta a não registrar mortes por Covid-19

A última vez que o país não tinha contabilizado mortes por Covid-19 em 24 horas havia sido no dia 2 de agosto; Portugal segue avançando com o seu plano de desconfinamento

De acordo com o balanço diário da DGS, autoridade de saúde do governo português, Portugal iniciou a última semana de abril com uma notícia esperançosa: zero óbitos reportados pela Covid-19 em um intervalo de 24 horas. O fato ocorreu no último domingo (25), junto ao registro de mais 196 novos casos de infecção no país, número mais baixo em três semanas.

Ainda segundo dados epidemiológicos da Direção-Geral da Saúde, haviam sido internadas em hospitais, quando divulgado o boletim, mais 17 pessoas, totalizando 365 doentes hospitalizados. Dentre esses, 91 estavam em unidades de cuidados intensivos.

Desde quando a primeira morte foi reportada por Covid-19 em Portugal, o último domingo, 25 de abril, foi apenas o segundo dia em que o país não registrou óbito algum pela doença durante a pandemia. A outra data foi em 2 de agosto de 2020, uma segunda-feira, quando o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales, se emocionou a anunciar o ocorrido, afirmando ser “uma nota positiva e de esperança”. Exceto nessas datas, em todos os dias da pandemia houve óbitos no país, desde que a primeira baixa foi confirmada, em 16 de março do último ano.

covid-19
Clientes na área externa de café, na região do Porto. | Foto: Violeta Santos Moura/Reuters.

Portugal volta a não registrar mortes por Covid-19

Ainda assim, o número de óbitos diários, desde o início deste mês, se mantém abaixo de dois dígitos em Portugal. A incidência de infecção pela Covid-19 é, no momento, de 70,4 para cada grupo de 100 mil habitantes em território nacional e de 67,3 no continente. Já o R(t), índice de transmissibilidade, é de 0,99 em terras portuguesas e de 1,00 no continente. Sendo assim, o índice de transmissibilidade voltou a subir ligeiramente, enquanto a incidência decaiu.

O país ainda está na chamada “zona verde” de risco, que permite o avanço do plano de desconfinamento. Na última semana, com a exceção de 10 concelhos, Portugal avançou para a terceira fase do seu desconfinamento na maior parte de seu território, com a volta das aulas presenciais no secundário e no ensino superior, junto à abertura de lojas, restaurantes e cafés.

No total da pandemia, Portugal soma mais de 834.638 casos confirmados e 16.965 óbitos. O número de recuperados já passa de 793.011, e há cerca de 24.662 casos ativos de Covid-19 no país.

__________________________________
Por Leo Rodrigues – Fala! Faculdades Integradas Hélio Alonso

Tags mais acessadas