Menu & Busca
Aplicativo que trabalha enquanto você dorme

Aplicativo que trabalha enquanto você dorme


Por Daniel Yazbek e Giovanna Cicerelli – Fala!PUC

App atua para que seu sono tenha cada vez mais qualidade

Chega de problemas na hora de dormir, bem vindo à nova era do sono. O aplicativo desenvolvido pelo Northclube, Sleep Cycle, promete te acordar do sono na melhor hora possível com base no monitoramento de seus movimentos, sinais e barulhos durante a noite.

Como ele faz isso não é algo simples: o Sleep Cycle utiliza-se do acelerômetro do telefone – o mesmo que alterna a rotatividade da tela segundo o posicionamento do aparelho (vertical ou horizontal) – para obter a movimentação noturna de cada um e rastrear em qual estado está seu sono, pois quando o despertador tocar, é este quem definirá quão cansado você estará.

[read more=”Leia Mais” less=””]

Por este motivo, o aplicativo tenta sempre te despertar no estado de sono mais leve – quanto mais profundo o seu sono ao despertar, mais cansado você se sentirá. Os desenvolvedores alertam que o despertador com horário fixo é uma loteria, “se você tiver sorte, ele o acordará no sono leve. Se não tiver, estará em sono profundo e pouco consciente. Sabemos qual é a sensação”. É a ciência no lugar do acaso.

Desta forma, é extremamente importante que você posicione seu celular da maneira correta: ligado ao carregador, debaixo do lençol, na quina da cama, perto do travesseiro mas nunca com ele por cima, pois o celular pode superaquecer ao carregar. Para saber se a posição está correta, o App também fornece um teste de posicionamento para que se tente posições diferentes a fim de encontrar a que melhor registra seus movimentos noturnos.

Sabe-se que um adulto completa um ciclo do sono a cada, aproximadamente, 90 minutos. Neste, o estado varia entre os movimentos rápidos dos olhos (REM) – no qual a atividade cerebral é mais intensa e a maioria dos sonhos acontecem- e os outros estados (não-REM) – divididos em três estágios: os dois primeiros de sono leve e um de sono profundo, para a maioria das pessoas, leva cerca de 45 minutos para que atravessem os dois primeiros até o último. É muito difícil acordar alguém em sono profundo e, fortuitamente, pesadelos podem ocorrer nesse período.

Acredita-se que o não-REM ajuda o cérebro a reiniciar os processos fisiológicos, enquanto o REM parece ajudar a trabalhar as necessidades psicológicas. Pesquisas recentes também indicam que o sono REM é necessário para que se processe novas informações, como por exemplo o aprendizado. Em média, na primeira infância gasta-se cerca de 50% do sono no período REM, o que, aos 10 anos de idade, se reduz à metade, 25%.

Quanto menos se dorme, mais tempo se passa no sono não-REM, que atende às necessidades do organismo de se reiniciar. Porém, isso também significa menos tempo no REM, o que leva a irritabilidade e problemas emocionais.

Portanto, o Sleep Cycle precisa de ao menos cinco noites para calibrar a, chamada pelo mesmo, Qualidade do Sono, que mede como você dorme, pois, em 30 minutos – tempo que pode ser ajustado na fase de despertar do aplicativo – promete te acordar no estágio mais leve de seu sono, para que, assim, seu dia renda mais.

O aplicativo já está disponível nas lojas de aplicativos, seja para android ou IOS, e tem uma versão grátis, a qual contém todos mecanismos aqui mencionados e uma versão premium, que permite algumas ferramentas auxiliares, porém secundárias, como músicas para cair no sono ou para te despertar.

Nos dias atuais, está cada vez mais difícil atingir a plenitude durante a noite. Dormir nunca foi tão complicado. O Sleep Cycle veio para melhorar as noites de todos e ajudar a entender como funciona o sono, ou a falta dele.

[/read]

 

Confira também:

– Amazon e Microsoft se unem para criar a maior Assistente Virtual Inteligente

 

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

0 Comentários

Tags mais acessadas