Ano Novo: conheça cinco tradições mais populares do fim de ano
Menu & Busca
Ano Novo: conheça cinco tradições mais populares do fim de ano

Ano Novo: conheça cinco tradições mais populares do fim de ano

Home > Entretenimento > Cultura > Ano Novo: conheça cinco tradições mais populares do fim de ano

O Ano Novo, para muitas pessoas, simboliza a mudança. Assim, alguns utilizam esse momento para refletir sobre tudo que passou nos 365 dias. E uma das coisas que passa na nossa cabeça quando estamos perto desta data são as tradições. Iremos listar cinco tradições mais comuns para os brasileiros, tenho certeza que alguma dessas você já deve ter feito. Mas precisamos dizer que existem muitas outras no Brasil e no mundo.

Ano Novo
Conheça cinco tradições mais populares do fim de ano. | Foto: Reprodução.

Tradições de Ano Novo

A primeira tradição é a cor da nossa roupa, a grande maioria das pessoas aposta sempre no clássico – no branco –  que, para elas, simboliza paz e esperança.

Mas também existem aquelas que utilizam outras cores para simbolizar o que esperam para o próximo ano, como, por exemplo: 

  • Dourado – Riqueza;
  • Prata – Inovação; 
  • Rosa – Romance;
  • Azul – Serenidade;
  • Verde – Esperança;
  • Vermelho – Paixão;
  • Lilás – Espiritualidade.

A segunda tradição condiz com as sementes de uva na carteira, dizem que precisamos colocar sete sementes da uva na carteira na virada do ano para termos boa sorte e acredita-se que trará dinheiro.

Por sua vez, a terceira tradição é pular as sete ondas. As pessoas acreditam que, pulando as 7 ondas, você poderá afastar energias negativas. Para isso, você tem que fazer um pedido a cada onda pulada e sempre de frente para a água.

Já a quarta tradição é a lentilha. Muitas pessoas utilizam o alimento em saladas ou pratos quentes. Para elas, essa tradição trará fartura e prosperidade.

Por fim, a quinta tradição são os fogos de artifício, uma das mais esperadas por muitos brasileiros. Por ser antiga, dizem que serviam para espantar maus espíritos e, assim, as pessoas se reuniam para celebrar a festa com muitos abraços e agradecimentos. 

_______________________________
Por Paula De Mello Palmeira Costa Tedesco – Fala! Universidade Estácio de Sá – Ceará

Tags mais acessadas