Uma das maiores preocupações dos profissionais da saúde nesse fim de ano é com as aglomerações que podem ser formadas durante as comemorações. Tradicionalmente, esse é um período que até pessoas de estados diferentes se reúnem para celebrar. No entanto, a pandemia de COVID-19 pede novos hábitos. Por isso, trouxemos algumas ideias de como comemorar o réveillon da forma mais segura possível, com distanciamento social.

1. Faça uma ceia apenas para as pessoas com quem você mora
Tenha uma ceia mais reservada com aquelas pessoas que estão ao seu lado o ano inteiro. Esse é um bom momento para fazer planos para o ano seguinte e demonstrar afeto. A oportunidade também permite que vocês se aventurem a cozinhar juntos, uma tarefa que pode ser prazerosa se todos souberem cozinhar e divertida se nem todos forem talentosos. Então, separe as receitas preferidas e mão na massa.
2. Ligue para as pessoas de quem você gosta
Se você vai passar o ano novo longe de quem você gosta, a tecnologia pode ajudar. Faça uma chamada de vídeo ou de voz para saber como seus amigos e familiares estão. Ouça as histórias do dia, conte as suas e deseje tudo de bom.
3. Brinque
Ano novo é uma data para se divertir, então, aproveite como se deve. Relembre brincadeiras, crie outras novas, faça mímica ou até dance se preferir. O importante é tornar a data mais leve. Perceba o que agrada você e aos que estão ao seu redor e divirta-se. Se a reunião de família for online, algumas sugestões do que fazer são charadas e jogos online, como adedonha ou stop.
4. Assista filmes
Dependendo da sua rotina e da rotina dos seus familiares, assistir filmes simplesmente para relaxar pode não ser algo frequente. O tempinho livre pode ser um bom momento para diminuir a lista dos longas que você queria assistir. Invista em comédias, animações ou, se tiver gostar, terror.
5. Assista à lives
As comemorações presenciais foram canceladas, mas alguns estados optaram por fazer shows online, é o caso de São Paulo, por exemplo. Isso possibilita que você curta seus artistas preferidos, de qualquer lugar, sem precisar pagar. Procure pela programação de cada estado para assistir as apresentações no conforto da sua casa. Se desejar, você também pode dar uma conferida em eventos internacionais.
______________________________________
Por Rosamaria Santos – Fala! UFRJ