Anna: Tudo sobre a princesa da Disney de 'Frozen'
Menu & Busca
Anna: Tudo sobre a princesa da Disney de ‘Frozen’

Anna: Tudo sobre a princesa da Disney de ‘Frozen’

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Anna: Tudo sobre a princesa da Disney de ‘Frozen’

Princesa Anna, protagonista de Frozen, e faz parte da maior franquia da Disney na atualidade. A personagem, contudo, não faz parte, oficialmente, do grupo de Princesas da Disney.

Anna é a princesa de Arendelle e a protagonista de Frozen.
Anna é a princesa de Arendelle e a protagonista de Frozen. | Foto: Reprodução.

Seu longa-metragem é o 53º clássico criado pelo estúdio e baseia-se no conto de fadas dinamarquês A Rainha das Neves. Anna, no entanto, é uma personagem criada exclusivamente para Frozen.

Princesa Anna – Uma caricatura perfeita da princesa tradicional

Anna é uma princesa como as demais, sonha em encontrar o príncipe encantado e viver junto a ele para sempre. Sua imagem, contudo, é uma verdadeira caricatura das princesas da Disney tradicionais, como Branca de Neve e Cinderela. Jovens que aguardam o príncipe encantado para libertá-las e se entregam ao primeiro homem que surge em suas vidas.

Durante a narrativa de Frozen, Anna descobre o verdadeiro significado de amor, compreende que se apaixonar por um príncipe qualquer não é a saída e que amar é mais simples do que o imaginado. Com um verdadeiro ato de amor, seu coração descongelou e foi Elsa que o fez.

Com a desconstrução dos sonhos de Anna, a Disney rompeu com a imagem que criou para sua princesa perfeita, a jovem que, no final, se apaixona e se casa. Suas novas protagonistas não se casam, decepcionam-se com a busca do verdadeiro amor, encontram esse sentimento onde não era possível e descobrem que a família, no final, é o que prevalece.

A ideia de uma nova princesa surge com Jasmine, de Aladdin, se estende para Bela, de A Bela e a Fera, passa pela princesa guerreira de Mulan e termina com Elsa e Anna, que juntas formam a nova mulher.

Ficha Técnica – Princesa Anna

Nome: Princesa Anna de Arendelle ou, futuramente, Rainha Anna de Arendelle
Idade: 18 anos
Altura: 1,65m
Cor do cabelo: Ruivo
Cor dos olhos: Azuis
Cor da pele: Branca
Cor do vestido: Colorido

Qual o significado do nome Anna?

Anna, nome de uma das protagonistas de Frozen: Uma Aventura Congelante, possui origem hebraica e significa cheia de graça, abençoada. O nome possui outras variações como Ana e é muito comum pela Europa, nos Estados Unidos e no Brasil.

Assim como a Princesa de Arendelle, uma pessoa que se chama Anna trará bênçãos e alegrias para sua vida, representando o brilho de Deus.

Origem

A narrativa de Frozen foi inspirada no conto de fadas A Rainha da Neve, criado pelo autor dinamarquês Hans Christian Andersen, em 1844. Nesta história, o tema é o equilíbrio entre o bem e o mal que há dentro de todos nós, com os irmãos Gerda e Kay representando essa dualidade.

Diferente de Elsa, que é explicitamente baseada na Rainha da Neve, Anna não possui uma personagem equivalente a ela no conto, assim como Kristoff, Olaf e Hans também não. A jovem, contudo, se assemelha a Gerda, que faz de tudo para resgatar o irmão da feiticeira. Assim como a menina do conto, a princesa Anna passa por diversas provações e problemas para socorrer a pessoa que ama.

A Rainha da Neve – por Hans Christian

Um dia, um grande feiticeiro conseguiu criar um espelho mágico que seria capaz de mostrar o pior das pessoas. Tão animado com sua conquista, o ogro decidiu ir até o céu e dar um susto em todos os anjos, que se veriam distorcidos em seu espelho.

Enquanto voava com seu espelho, o ogro deixou o objeto cair e, ao atingir o solo, o espelho se quebrou em milhões de pedaços, alguns pequenos como grãos de areia e outros tão grandes quanto o próprio espelho. Muitos cacos atingiram seres humanos que se tornaram amargurados, grosseiros e, em alguns casos, violentos. Um desses cacos acertou o olho de Kay, um menino jovem e simpático. Com o passar do tempo, o jovem foi mudando e se tornou grosseiro e antipático, até mesmo com sua irmã querida, Gerda.

Em uma noite de inverno, Kay se perdeu enquanto andava de trenó e, tentando voltar para casa, acabou dentro do reino da Rainha da Neve. O jovem é encontrado pela rainha e, para salvá-lo, ela o beija duas vezes, uma para torná-lo insensível ao frio e outra para fazer com que esquecesse sua vida fora do reino de gelo. Kay esquece Gerda e sua família e permanece no reino da Rainha da Neve, que o trata muito bem, sempre mantendo a gentileza.

A Rainha da Neve
A Rainha da Neve foi a inspiração para a história de Elsa e sua irmã Anna. | Foto: Reprodução.

Enquanto isso, na cidade, Gerda e sua família estão procurando Kay, que está há alguns dias desaparecido. A jovem menina, desesperada por notícias, vai até o rio e pede seu irmão de volta. Em troca de Kay, a menina daria seus lindos sapatos vermelhos de presente, no entanto, o rio devolve os sapatos, pois sabe que o garoto está vivo e em outro reino.

Gerda, então, sobe em um pequeno barco e sai à procura de seu irmão. A menina percorre todo o rio, gritando o nome do jovem. A pequena mantém o otimismo de que achará Kay bem e que irá trazê-lo de volta para casa. A pobre menina, contudo, é capturada por uma feiticeira da floresta e a bruxa apaga todas as suas memórias, fazendo com que esqueça sua busca por Kay. Gerda anda pelo jardim da mulher perdida, sempre em busca de algo que não sabia o que era.

Um dia, cansada de caminhar sem rumo pelo jardim da feiticeira, a jovem começa a chorar e uma bela rosa nasce do solo, regada por suas lágrimas. Gerda se lembra de seu objetivo, achar Kay, que está perdido, e sai em busca de seu irmão.

Em seu caminho, Gerda encontra um corvo, que lhe conta que o rapaz que procura está preso no castelo de uma princesa, que prendeu o jovem lá para casar com ele. Animada, a menina segue o animal até o castelo, um lugar belo e muito bem decorado, mas lá não está Kay, mas, sim, um jovem príncipe.

Comovida com o sofrimento de Gerda, a princesa decide ajudá-la, dando-lhe comida, roupas quentes, uma cama e uma carruagem para sua viagem. A jovem segue sua jornada na manhã seguinte, contudo, é assaltada na estrada e perde sua bela carruagem. Sem rumo, a menina encontra uma rena falante que se dispõe a ajudá-la na busca por seu irmão. Montada no animal, ela segue viagem sempre pedindo que novas desventuras não surjam em seu caminho.

Gerda, no meio de sua viagem, conhece duas mulheres que lhe contam sobre a Rainha da Neve. Elas avisam que a feiticeira é muito poderosa e má, mas que a menina possui todos os poderes para enfrentá-la dentro de seu coração. Com a pureza de sua alma, ela deve retirar o caco de vidro dos olhos de Kay e libertá-lo da Rainha.

Quando Gerda chega ao palácio de gelo, ela encontra Kay sozinho no local, pois a Rainha da Neve havia ido levar o frio para os países quentes. Entristecida com a fraqueza e o estado do menino, a jovem começa a chorar abraçada a ele. Suas lágrimas, contudo, quando tocam o rapaz fazem-no aquecer e o caco do espelho do ogro que o tornava mau sai de seu olho. Gerda beija as bochechas do irmão, que se aquece cada vez mais, e o jovem se livra dos poderes da Rainha e do feiticeiro. Juntos, eles retornam para casa em segurança, vivendo felizes para sempre.

Aparência e personalidade da Princesa Anna

Anna, a princesa de Arendelle, é uma jovem de 18 anos, com cabelos ruivos, longos e com uma mecha branca na frente de seu cabelo, olhos grandes e verdes, pele branca com sardas. Durante a animação, Anna usa dois tipos de vestido, um de festa, bem rodado e verde, e outro mais simples, durante suas aventuras.

Em toda a animação, a jovem usa duas tranças e poucas vezes podemos ver o cabelo de Anna solto. Além disso, sua mecha branca, às vezes, é imperceptível.

A princesa Anna é a terceira protagonista ruiva da Disney.
A princesa Anna é a terceira protagonista ruiva da Disney. | Foto: Reprodução.

Assim como sua aparência, a princesa Anna possui uma personalidade jovial e, muitas vezes, infantil. A jovem é extremamente teimosa, principalmente quando se trata de algo que ela deseja muito. Ela, no entanto, é extremamente leal a seus amigos, muito corajosa e determinada, além de extremamente inteligente.

Seu bom humor torna todos os acontecimentos mais leves e Anna beira a uma personagem cômica, fazendo o público rir com suas atrapalhadas.

Poderes e Habilidades da Princesa Anna

Ao contrário de Elsa, Anna não possui poderes ou habilidades mágicas. A jovem, entretanto, utiliza de sua inteligência e sagacidade para resolver todos os problemas que encontra pela frente. Em Frozen 2, as aptidões da personagem ficam mais óbvias, com a princesa Anna resolvendo alguns problemas e mistérios sozinha.

Por ser muito jovem e não ter poderes, Anna é constantemente desacreditada por aqueles que a cercam, e sua falta de magia se tornou até uma brincadeira feita por Olaf na continuação da animação. É a princesa, porém, que resolve o problema sobre a barragem, que provocou o desequilíbrio das forças da natureza.

Por que a Elsa tem poderes e a Anna não?

A razão para que Elsa tenha poderes e Anna não é revelada em Frozen 2. Segundo o filme, os poderes de gelo da Rainha foram um presente dos espíritos da natureza pelas ações bondosas e altruístas de sua mãe, a Rainha Idunna. Por ser a primeira filha de Idunna e Agnarr, membros de grupos rivais, os espíritos consideraram Elsa o quinto elemento, aquele que seria capaz de equilibrar o mundo mágico.

A falta de poderes de Anna se deve ao que a jovem princesa representa, a ligação de Arendelle com o povo Northuldra. Cada uma das irmãs representa um povo e juntas, elas são uma ponte entre uma cultura e outra, selando a união dos grupos. Elsa seria a parte mágica dessa união, a representação dos espíritos, enquanto Anna representaria os humanos de seu reino.

Filmes e Séries

Frozen 2

A Rainha Elsa, sua irmã Anna, Kristoff, Olaf e a rena Sven embarcam em uma nova jornada nas profundezas da floresta, além de sua terra natal, Arendelle, para descobrir a verdade sobre um antigo mistério de seu reino. Durante Frozen 2 (2019), segredos sobre o passado dos pais de Elsa são revelados e o destino da Rainha de Arendelle não é o que ela imaginava.

Frozen – Febre Congelante

No curta-metragem Frozen – Febre Congelante (2015), Elsa e Kristoff estão preparando uma festa de aniversário surpresa para Anna, e para ela encontrar a surpresa, terá que seguir um fio vermelho. No entanto, Elsa pega um resfriado, que faz com que seus poderes fiquem descontrolados. Ela acaba criando pequenos bonecos de neve sem perceber quando espirra, e os bonequinhos começam a destruir a decoração do aniversário. Agora cabe a Kristoff e Olaf manter a festa inteira, além de ajudarem Elsa com seus problemas.

Outras aparições da Princesa Anna

Frozen se tornou uma das franquias da Disney de maior sucesso, então a princesa Anna e sua irmã Elsa são personagens dos estúdios que participam ou protagonizam diversas séries, livros e jogos.

Uma de suas participações de maior destaque é na série Once Upon A Time, com uma temporada inteira sobre a história Elsa e Anna. Na produção da ABC, a rainha de Arendelle é conhecida como A Rainha do Gelo e sua história é narrada em dois momentos, durante sua aparição em Storybrooke e suas descobertas em seu reino. Durante os flashbacks da personagem, a princesa Anna se torna uma das protagonistas e, quando Elsa desaparece, a jovem imediatamente sai para procurá-la.

Além de séries, Elsa e Anna também se tornaram personagens em livros. Todas as histórias situadas anos após os acontecimentos do primeiro filme narram como a princesa Elsa controlou sua magia e como está a vida de Anna com sua irmã e novo namorado. A série de livros Anna e Elsa e Kingdoom Keepers são as duas narrativas de principal destaque para as personagens de Frozen nos livros.

No mundo dos videogames, a princesa Anna participa do jogo Disney Infinity para consoles e em Frozen Free Fall, jogo para celulares.

História do Filme Frozen

Elsa é a princesa de um pequeno reino chamado Arendelle que nasceu com a habilidade de controlar o gelo. Uma noite, enquanto estava brincando, ela fere acidentalmente sua irmã mais nova, a princesa Anna. Seus pais, chocados, procuram a ajuda do líder dos trolls, que curam Anna e removem de sua memória a magia de Elsa. O Rei e a Rainha decidem por isolar as crianças em seu castelo até que a princesa aprendesse a controlar seus poderes. Com medo de ferir Anna novamente, Elsa passa a maior parte do tempo sozinha em seu quarto, causando um afastamento entre as meninas à medida que crescem.

Um dia, no entanto, as jovens princesas recebem a notícia de que seus pais morreram após uma tempestade muito forte que afundou o navio em que estavam. Anna faz de tudo para se reaproximar de Elsa, contudo, a princesa está determinada a se manter longe da irmã.

Quando Elsa completa 21 anos, o reino se prepara para sua coroação como Rainha. Animada para sair do castelo de novo, a princesa Anna explora a cidade e conhece o príncipe Hans e os dois desenvolvem rapidamente uma atração mútua. Apesar do receio de Elsa, sua coroação ocorre sem incidentes. Durante a recepção, Hans pede Anna em casamento e ela aceita apressadamente. Elsa, por outro lado, se recusa a conceder a sua bênção e proíbe o repentino casamento. As irmãs discutem, resultando na exposição dos poderes de Elsa durante uma explosão emocional.

Hans pede Anna em casamento durante a coroação de Elsa.
Hans pede Anna em casamento durante a coroação de Elsa. | Foto: Reprodução.

Em pânico, a Rainha Elsa foge do castelo e, sem querer, desencadeia um inverno eterno em Arendelle. No alto das montanhas próximas, ela liberta os seus poderes, construindo um palácio de gelo e decidindo viver solitária, e sem saber, dá vida a um boneco de neve, Olaf. Enquanto isto, a princesa Anna sai em busca de sua irmã, determinada a levá-la de volta ao reino para acabar com o inverno e restaurar seu relacionamento. Quando faz uma pausa para conseguir mantimentos, ela conhece um homem da montanha chamado Kristoff e sua rena, Sven, e juntos saem ao encontro da Rainha.

Durante sua jornada, Anna, Kristoff e Sven se encontram com o atrapalhado Olaf, o boneco de neve criado por Elsa. A princesa lembra que o pequeno é, na verdade, uma criação dela e de Elsa, quando eram pequenas. A partir desse momento, a jovem relembra detalhes esquecidos de sua infância.

Quando Anna e Elsa se encontram, a princesa insiste para que Elsa volte para Arendelle, revelando que o reino foi congelado por sua rainha. Assustada, os poderes de Elsa saem do controle novamente, e ela acidentalmente golpeia Anna no coração. Horrorizada, a Rainha cria uma criatura de neve gigante, Marshmallow, para levar Anna, Kristoff e Olaf para longe de seu palácio. Depois que eles fogem, Kristoff percebe que o cabelo de Anna está ficando branco e deduz que algo de ruim aconteceu. Ele procura a ajuda dos trolls, sua família adotiva, que explica que o coração de Anna foi congelado por Elsa. A menos que seja descongelado por um “ato de amor verdadeiro”, ela vai se tornar gelo para sempre. Acreditando que apenas Hans pode salvá-la com um beijo do amor verdadeiro, Kristoff volta com Anna para Arendelle.

Hans, indo encontrar Anna, chega ao palácio de Elsa. Na batalha que se segue contra os homens do duque, Elsa é nocauteada e presa. Lá, Hans pede que se desfaça o inverno, mas Elsa confessa que não sabe como. Quando Anna se encontra com Hans e pede que ele a beije para quebrar a maldição, Hans se recusa e revela que sua verdadeira intenção em se casar com Anna e seduzi-la é para tomar o controle do trono de Arendelle. Deixando Anna para morrer, ele acusa Elsa de traição pela aparente morte de sua irmã mais nova.

Elsa escapa e cria, sem intenção, uma tempestade de neve no fiorde. Olaf encontra Anna e revela que Kristoff é apaixonado por ela; eles, então, fogem para o fiorde para encontrá-lo. Hans confronta Elsa, dizendo-lhe que Anna está morta por culpa dela. Em desespero, Elsa faz a tempestade cessar de repente, dando a Kristoff e Anna a chance de se encontrarem. No entanto, Anna, vendo que Hans está prestes a matar Elsa, joga-se entre os dois, quando ela congela, bloqueando o ataque de Hans.

Quando Elsa chora por sua irmã, Anna começa a derreter, porque a sua decisão de se sacrificar para salvar sua irmã constituiu um “ato de amor verdadeiro”. Percebendo que o amor é a chave para controlar seus poderes, Elsa descongela o reino e ajuda Olaf a sobreviver no verão. Hans é deportado de volta às Ilhas do Sul para enfrentar a punição por seus crimes contra a família real de Arendelle, enquanto Elsa corta qualquer laço comercial com Weselton. Anna e Kristoff compartilham um beijo e as duas irmãs se reconciliam. Elsa promete nunca fechar as portas do castelo novamente.

Quando e onde se passa a história de Anna?

A história de Anna, e sua irmã Elsa, se passa no século XIX, com Frozen: Uma Aventura Congelante no ano de 1839 e Frozen 2 em 1842. Em relação a onde se passa a história das duas irmãs, o reino de Arendelle, utilizado como pano de fundo, não existe, assim como outros locais criados pela Disney.

O reino de Anna, entretanto, estaria localizado na Noruega e representaria o país na história. O conto de Andersen não possui localidade, contudo, acredita-se que o autor se inspirou na Dinamarca, seu país de origem, para escrever a história.

Vilão da Disney – Hans

Príncipe Hans é o vilão de Frozen, o principal antagonista na vida da rainha Elsa e da princesa Anna. No início, o jovem é simpático e se mostra apaixonado por Anna, cantando e dançando com a menina durante as primeiras cenas. Quando a irmã de Elsa sai em busca da Rainha e pede para que o príncipe tome conta de Arendelle, ele aceita seu papel com felicidade.

vilão hans
Hans finge estar apaixonado pela princesa Anna para roubar o trono de Elsa. | Foto: Reprodução.

A verdadeira face de Hans é revelada quando Anna está congelando e precisa de um ato de amor para impedir que morra. O príncipe nega ajudá-la e revela que irá se livrar de Elsa e se tornar o governante de Arendelle.

Hans é um homem alto, com cabelos castanhos avermelhados e muito bonito, no entanto, sua personalidade não segue sua aparência. Ele é egoísta, mau e mentiroso, disposto a tudo para conquistar um reino. Assim como a princesa Elsa e a princesa Anna, Hans não faz parte da franquia Vilões da Disney (Disney Villains).

Curiosidades

  • A equipe do filme visitou o Hotel de Glace, o hotel de gelo em Quebec, para inspirar o design do castelo de gelo construído por Elsa.
  • Rapunzel e Flynn, de Enrolados, aparecem na cena da coroação de Elsa.
  • Quando a princesa Anna canta Vejo Uma Porta Abrir com Hans, foi a primeira vez que uma princesa da Disney fez um dueto com um vilão.
  • Os animadores tiveram uma rena de verdade no estúdio para fazerem Sven.
  • Originalmente, Elsa seria a vilã de Frozen.
  •  A equipe de animação criou um programa gerador de flocos de neve para produzir duas mil formas diferentes de flocos para que pudessem usar.

Ficha técnica – Frozen

Título Original: Frozen
Duração: 1h42min
Lançamento: 27 de novembro de 2013
Distribuidora: Walt Disney Studios Motion Pictures
Dirigido por: Jennifer Lee e Chris Buck
Classificação: Livre
Gênero: Família, Fantasia, Animação, Musical
País de Origem: EUA

_________________________________________________
Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas