Home / Colunas / Anime Friends 2018: O maior evento de animes e mangás da América Latina

Anime Friends 2018: O maior evento de animes e mangás da América Latina

Por Sophie Cohen Chermont – Fala! M.A.C.K

 

Nos dias 6, 7, 8 e 9 de julho de 2018 foi realizado o famoso evento Anime Friends no centro de convenções Anhembi. Com o foco no mundo dos animes e mangás, o evento trouxe diversas atrações internacionais, salas temáticas, concursos, lojas, jogos e palestras para entreter aqueles que participaram do evento.  

As atrações do Anime Friends se dividiram basicamente em 4 locais: no Palco Principal, no Palco Anime, no Auditório 1 e no Auditório 2. Além disso, atividades ocorriam também nos diversos estandes do evento, como a exibição de animes no estande do Crunchyroll (site de streaming de animes), jogos e palestras nos estandes das editoras Panini e JBC, que também vendiam mangás tanto antigos quanto novos e esse ano lançaram no evento dois novos títulos: Little Witch Academia (JBC) e Jojo’s Bizarre Adventures (Panini). A editora NewPop também estava presente no evento e estreou o mangá Made in Abyss.

As salas temáticas também tinham suas atividades como as simulações de aulas de Herbologia, Poções e Defesa Contra Arte das Trevas no estande da Escola de Magia e Bruxaria do Brasil, inspirada nos livros de Harry Potter. A sala Sugar Clkub Maid Café servia doces personalizados em um espaço inspirado nos MaidCafé japoneses, com adoráveis garotas vestidas como empregadas lolitas e garotos vestidos como mordomos, e ademais, a sala vendias alguns produtos inspirados no estilo Lolita (uma mistura da corrente kawaii do Japão e do estilo vitoriano), criados pelos próprios organizadores. Ainda no mesmo estilo da sala anterior tinha a Chest of Wonders Maid Café e a Lolita Teaparty, sendo a última somente especializada na venda de produtos ao estilo Lolita.

Um fato marcante do Anime Friends foi a forte presença de cosplayers, dos mais diversos níveis e personagens. Tanto que evento inclusive possui os espaços Cosplay Brasil e Cos+UP, encarregados da cobertura e fotografia desses cosplayers.

O Anime Friends também realiza diversos concursos cosplay e esse ano a cosplayer e cantora argentina, Lilia Lemoine “Lady Lemon”, foi jurada dos concursos, todos realizados no Palco Anime.

Ainda no Palco Anime, ocorreram diversas gincanas realizadas por apresentadores e youtubers. Um deles é uma das apresentadoras do Bunka Pop, um canal do YouTube que fala sobre diversos assuntos relacionados a mangás e animes, a atriz Maria Luiza Grantaine (25 anos) que conta: “a gente brincou com a galera, fez dois times, que nem eles fazem nos colégios japoneses pra competições e gincanas, e a gente faz perguntas de anime difíceis, médias e fáceis. Foi muito legal! Os dois times estavam no mesmo nível! ”. A atriz contou também que para os anos seguintes espera mais espaços de interação com os fãs, como salas temáticas e fala que “acho que tem que ter mais espaço para os fãs mostrarem seu trabalho”. No Anime Friends, há uma área voltada para isso que está crescendo cada vez mais: o Artist’s Alley.

No espaço Artist’s Alley, diversos artistas independentes mostraram o seu trabalho. Esse ano, o espaço contou com artistas como Alec Drumond, criador de “Zoróscopo” e “Lebre e Coelho”, Felipe Folgosi criador da Graphic Novel “Aurora”, e Beatriz Hirata, autora de famosas fanarts do anime Boku no Hero, que conta um pouco sobra as mudanças que percebeu no evento: “Agora é coberto, o outro lugar (Campo de Marte) tinha muito problema de chuva, então pra artista ia ser péssimo por conta da água. Aqui nós temos um espaço muito maior, é o maior Artist’s Alley que eu já vi”. A artista fala também que atualmente a estrutura do evento está muito melhor.

O Anime Friends também de ofereceu atividades para fãs K-pop, incluindo o espaço KPÖPst, onde além de poder comprar produtos dos seus grupos preferidos, os fãs também podiam pedir músicas para dançar. Ofereceu também, no primeiro dia do evento, o concurso K-POP ENERGY COVER: RED, no qual o grupo de K-pop, Blanc7 foi jurado, e surpreendendo a todos, ao final do concurso dançou com o ganhador Cleber Candido da Silva (27 anos, dançarino e estudante), que declara: “foi uma honra pra mim ter interagido com eles, foi bem bacana! ”. O dançarino afirma também que foi muito gratificante participar do concurso. O Anime Friends proporcionou, posteriormente, um fanmeeting com grupo Blanc7 junto ao presidente da Jackpot, Yang JungSeung. No último dia do evento, o grupo realizou um show no Palco Principal. As fãs cantaram e gritaram o show inteiro, foi algo realmente incrível.

Outros shows do evento foram o de bandas cover brasileiras como Gaijin Senta, Aurabreak e Senpai Old School, e de bandas estrangeiras como a MYTH & ROID, criadora de duas trilhas do anime Re:Zero, do DJ SunaP, que realizou shows com músicas de animes todos os dias no final do evento, da ORESKABAND, que criou alguns encerramentos dos animes Naruto e Bleach!, da banda Snowkel, que em parceria com  Yumi Matsuzawa (cantora que também participou do evento) criou a música tema do Anime Friends esse ano, e que foi tocada pela primeira vez no último dia do evento.  Inclusive houve a participação icônica da banda Deadlift Lolita, que conta com o australiano Ladybeard, lutador profissional e agora cantor, e com a japonesa Reika Saiki, fisiculturista e idol. A dupla fez um show impressionante de Kawaiimetal, com direito a encenação de luta e escalada no palco.

O Evento trouxe ainda a presença da magnífica cantora holográfica Miku Hatsune, a vocaloide mais famosa do mundo, fazendo com formassem filas gigantescas para conseguirem passes para seu show, que ocorreu em todos os dias do evento, sempre se modificando. No último dia, dois outros vocaloides entraram na programação, Rin Kagamine e Kaito, surpreendendo a todos e tornando o show ainda mais especial.

Confira também

São Paulo: 40 anos do Centro Acadêmico Vladimir Herzog

A Entidade mais antiga da Faculdade Cásper Líbero recorda seus 40 anos de existência O ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *